Aldair da Costa (Gipão) oficializa pré-candidatura a prefeitura de Araguaína
Foto: Fernando Almeida/AN

Ao lançar pré-candidatura, nesta terça-feira (7), o presidente da Câmara Aldair da Costa-o Gipão (PL) afirmou que o prefeito Ronaldo Dimas (Podemos) ainda não tem “candidato definitivo” para a sucessão.  Como há quatro nomes no grupo, conforme Gipão, o apoio popular será decisivo na hora da escolha.  Os outro nomes são: Elenil da Penha (MDB), Wagner Rodrigues (SD) e Marcus Marcelo (PL).

O prefeito [Dimas] está sensível. Ele não tem candidatura definitiva. E disse que quem vai reunir as condições da candidatura é o próprio [pré-]candidato, não é ele que tem que decidir. Ele vai junto com a reunião de possibilidade e de facilidade, e também com o apoio popular.  Assegurou Gipão.

Alfinetada

Ele ainda reforçou que para ser prefeito de Araguaína precisa ter experiência e, como dito em dezembro, ter sido vereador.  Contudo, Gipão negou que a alfinetada seja para o outro pré-candidato do grupo, Wagner Rodrigues (SD), único que não passou pela Câmara. " Não foi direcionado ao Wagner, especificamente.”  E exemplificou.

Como é que você vai entregar um avião na mão de uma pessoa que não é piloto? Como é que você vai entregar um caminhão carregado de botijão de gás para uma pessoa que não sabe dirigir? Resumindo: para você ocupar um cargo (...) precisa ter conhecimento de causa

Papel da Câmara e defesa do nome

Neste sentido, relembrou que a Câmara teve papel decisivo nas grandes obras da gestão Dimas. Inclusive citou que o empréstimo da CAF, na ordem de R$  223 milhões, aprovado pelo Legislativo.

Gipão frisou ter experiência de 20 anos como vereador e pretende aproveitá-la, pois se sente preparado para o cargo, caso seja eleito prefeito.

Gipão conhece Araguaína desde quando eu nasci, aqui. Estou na vereança, discutindo, apresentando, debatendo. (...) A participação do vereador Gipão na Câmara está fazendo com que Araguaína se desenvolva.

Sou da base do Ronaldo Dimas. Sou líder dele há 4 anos. Estou na presidência da Câmara pelo segundo mandato de presidente e estou preparado para novos desafios.  (...) Quero tratar todos os problemas da nossa cidade ouvindo as classes.   Frisou Gipão.

Fim da carreira de vereador

Durante a coletiva, Gipão anunciou o fim da carreira de 20 anos vereador, com cinco mandatos consecutivos. Em seu lugar na Câmara, quer deixar o filho, o bacharel em direito Matheus Mariano, de 24 anos.

Não vou mais disputar candidatura de vereador. Quero agradecer a sociedade por me confiar, pela quinta vez consecutiva, o mandato de vereador. (...) A gente ganha cinco eleições por ter compromisso, por desenvolver o trabalho.

Apoio popular

Por fim, ao ser questionado se havia possibilidade de se aliar ou ser apoiado pelo candidato do Governo, Gipão ponderou.

O que nós não podemos deixar de fora é a comunidade. A comunidade que tem que ser ouvida, a comunidade precisa dar um Norte em quem ela quer.  Não é quem os poderosos querem. Nós precisamos discutir essa candidatura com a comunidade. Finalizou.