Notícias

Dimas organiza parcerias para fazer teste em massa de coronavírus em Araguaína

Prefeito está organizando parceria com um laboratório privado e a UFT para aumentar a testagem na cidade.

Prefeito Ronaldo Dimas em live sobre medidas contra o coronavírus em Araguaína.
Foto: Reprodução Facebook

A prefeitura trabalha para fazer testes em massa da Covid-19 em Araguaína a partir da próxima semana. Para isso está firmando parceria com um laboratório privado e a Universidade Federal do Tocantins. O objetivo é mapear as áreas com maior incidência do vírus, para assim tomar medidas de combate mais precisas e eficazes.

O prefeito Ronaldo Dimas (Podemos) explicou nesta quinta-feira (9) ao AN que a meta é fazer os testes por amostragem, entre 60 e 80 ao dia, durante três dias, com ao menos 200 amostras por semana. O teste RT-PCR, que utiliza a biologia molecular, proporciona um diagnóstico da evolução do contágio do vírus e é mais preciso.

Isso porque os atuais testes rápidos usados em Araguaína são feitos apenas em pessoas com suspeita de coronavírus e consegue diagnosticar o vírus a partir do sexto dia de contágio.

Já o RT-PCR tem duas vantagens: será aplicado por amostragem e detecta a presença do vírus logo no 1º dia de contágio. Além de identificar os casos assintomáticos, possibilita ao município tomar medidas mais urgentes e pontuais nos eventuais focos. 

No RT-PCR é colocado um cotonete na boca ou no nariz da pessoa que vai ser testada. Depois, essa amostra é examinada em laboratório para uma busca minuciosa pelo material genético do novo coronavírus (também chamado de Sars-Cov-2) e o teste consegue dizer se o vírus está ou não ali.

Confirmar a presença do coronavírus em uma pessoa ajuda a reforçar o isolamento desse indivíduo e de quem teve contato com ele. Isso frearia o ritmo de transmissão da Covid-19, doença provocada por esse agente infeccioso.