Notícias

Dimas recebe Missão do Banco Mundial para alinhar investimentos no "Tocantins Produtivo"

Técnicos do Banco Mundial vieram ao Tocantins para semana de discussão em agenda estratégica em ações de investimento em várias áreas

Secretário de Planejamento e Orçamento, Ronaldo Dimas recebe equipe técnica do Banco Mundial
Foto: Patrícia Reis/ Governo do Tocantins file_download

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), recebe, durante esta semana, a missão do Banco Mundial para discutir o avanço de projetos estruturantes e o desenvolvimento de várias áreas dentro do Projeto Tocantins Produtivo. Representantes da Ageto, Ruraltins, Seagro e Secretaria de Turismo também participam do evento, iniciado na sala de reuniões da Seplan, nesta segunda-feira, 6.

O governador Laurez Moreira destacou o trabalho realizado pelo Governo do Tocantins em busca de avanços nos setores estratégicos do Estado.

“Temos trabalhado com planejamento, seriedade e compromisso com o futuro do Tocantins. Esse diálogo com o Banco Mundial é mais um passo importante para garantir investimentos que gerem oportunidades, renda e melhorem a vida das famílias tocantinenses. Queremos transformar nosso potencial produtivo em desenvolvimento real, fortalecendo áreas fundamentais como a agricultura, o turismo e a infraestrutura.”

O secretário de Planejamento e Orçamento, Ronaldo Dimas, afirmou que o objetivo da missão é discutir, com as áreas técnicas, os investimentos previstos para os próximos anos. “O nosso foco é criar as condições necessárias para que os projetos sejam desenvolvidos não apenas na área econômica, mas também em outros setores essenciais, como a inclusão social, atendendo a todas as demandas prioritárias do Tocantins”, pontuou Dimas.

Durante a reunião de abertura, os técnicos do Governo do Tocantins e do Banco Mundial alinharam a discussão dos eixos do projeto, que contempla investimentos voltados ao fortalecimento de diversas áreas, como a agricultura familiar, valorizando a gestão e os investimentos na produção, além do acompanhamento técnico para a abertura de novos mercados.

O Projeto Tocantins Produtivo, coordenado pela Seplan, envolve investimentos voltados à geração de emprego, renda, sustentabilidade e inclusão social. São três componentes principais: rodovias seguras e resilientes, com contratos de manutenção por performance; apoio à agricultura familiar, com práticas sustentáveis, adaptação climática e fortalecimento do cooperativismo; e turismo inclusivo e sustentável, com foco no Jalapão, capacitação de comunidades e atração de turistas nacionais e internacionais.

A equipe do Banco Mundial é composta por: Augusto Ferreira Mendonça, consultor em salvaguardas ambientais; Adela Moreda Mora, consultora em turismo; Carlos Bellas Lamas, especialista sênior em transportes e gerente do projeto; Rodrigo Bomfim de Andrade, economista e co-gerente do projeto; Leonardo Bichara Rocha, especialista em agricultura e co-gerente do projeto; Sara Messaggi Macedo, especialista em salvaguardas sociais; Gabriel Caldeira, especialista em transportes; Cassia Coutinho Barreto, consultora; e Jorge Tiago Bastos, especialista em segurança viária.