Prefeito Ronaldo Dimas

O prefeito Ronaldo Dimas solicitou ao Governador Mauro Carlesse a cessão dos equipamentos dos sete leitos de UTI ociosos no Hospital Regional de Araguaína (HRA).  O objetivo é que os mesmos sejam utilizados pelo município, no Hospital de Campanha.

O ofício com a solicitação foi encaminhado ao Governo do Estado nesta segunda-feira, 3.  Os sete leitos de UTI-Covid, segundo o Ministério Público, estão habilitados para funcionamento no HRA. Entretanto, não há médicos suficientes para cuidar dos pacientes e por isso estão ociosos.

Já os outros 10 leitos de UTI do HRA, conforme o MPE, estão ocupados e a Justiça determinou a convocação de médicos.

Em ofício, Dimas pediu ao governador a cessão temporária dos equipamentos.

Solicito à Vossa Excelência que, função das dificuldades enfrentadas pela secretaria Estadual de Saúde para efetivar o funcionamento dos sete leitos de UTI completamente montados no Hospital Regional, faça a cessão temporária em caráter de urgência de todos equipamentos para que a nossa Secretaria Municipal de Saúde possa montar e operacionalizar estes sete leitos”.  Diz o Oficio.

O documento garante que o Município tem condições de colocar os sete leitos de UTI em funcionamento no prazo de três dias. E que no Hospital de Campanha de Araguaína, de responsabilidade do município, há espaço suficiente para abrigar os leitos.  Isso, segundo Dimas, com todos os profissionais necessários para atender os pacientes de covid-19.

Para Dimas, um dos fatores que contribuiu para este "colapso", com a ocupação dos 10 leitos no HRA,  foi o posicionamento dos órgãos de controle contrário à contratação de leitos privados.

Aparentemente resolvido, já que tenho informação de que hoje ou amanhã 10 leitos UTI do Instituto Sinai estarão em funcionamento.” Frisou Dimas.

Segundo Dimas, embora haja 6 leitos no Hospital Municipal Eduardo Medrado, destinados à pediatria, somente um deles está ocupado neste momento. Já os leitos destinados aos adultos estão ou ocupados totalmente (Hospital Municipal de Campanha e Dom Orione) ou desativados (7 no Regional).

Dimas ainda relembrou da futura implantação do Hospital de Campanha, orçado em mais de R$ 9 milhões.

"O terceiro ponto que quero tratar com todos é a execução da Primeira Etapa do Hospital Municipal Eduardo Medrado, destinada temporariamente para COVID-19, sendo mais 20 leitos de UTI que estarão preparados em 40 dias. Estamos prontos para dar a Ordem de Serviço amanhã". Finalizou.

O outro lado

Procurada, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) ainda não se manifestou.