Av. Cônego João Lima, centro de Araguaína

Diante do acelerado aumento de casos da Covid-19, o prefeito Ronaldo Dimas (Podemos) decretou novas medidas restritivas em Araguaína, nesta terça-feira, 28. 

A cidade registou o primeiro caso há um mês, em 27 de março, e o número cresceu até se estabilizar em cinco, sendo que todos se curaram. Porém, depois de trégua de duas semanas sem nenhum caso, a quantidade de infectados pelo vírus saltou de 6 para 29 em sete dias.  

Com isso, o prefeito Ronaldo Dimas se reuniu com seus auxiliares e resolveu decretar medidas restritivas, publicadas no Diário Oficial desta terça-feira, 28.  Confira os estabelecimentos não atingidos pelo atual decreto.

Bebidas, Igrejas e aglomerações

Em entrevista ao AN nesta tarde, o prefeito adiantou que a partir de amanhã estará proibido aglomeração acima de oito pessoas, venda de bebida alcoólica e o atendimento presencial no comércio.

Também foi suspensa a realização de cerimônia religiosa, com pessoas presentes nas igrejas. “Celebrações, missas e cultos, agora só virtual.” Adiantou Dimas. 

O gestor ainda explicou que recebeu informações de festas em casas e residências. Por isso o novo decreto restringe ainda mais a aglomeração de pessoas. “Qualquer aglomeração acima de oito pessoas, excluindo os residentes, constitui infração.” Frisou o gestor.

Comércio e uso de máscaras

Em relação ao funcionamento do comércio geral, Dimas pontuou. “Portas fechadas. Está suspenso o atendimento presencial.” Entretanto, ressaltou a possibilidade de entregas.  

Restaurantes também vão funcionar, mas com a restrição da entrega ser drive thru ou delivery.  Sobre a bebida alcoólica, destacou que antes era proibido o consumo e agora será a venda. “Vai ter que retirar das prateleiras.”

Já hotéis funcionarão parcialmente, com lotação de apenas 50% da capacidade. Por outro lado, academias, motéis e feiras livres estão suspensas em Araguaína. Será permitida apenas a feira coberta do Mercado Municipal, sem a presença de idosos vendendo e sem aglomeração de pessoas.   

O decreto também estabelece que sejam suspensas as atividades dos estabelecimentos de embelezamento, como clínicas de estética e barbearias. Os serviços se juntam ao grupo em que estão bares, locais de eventos, clubes recreativos, campos esportivos, salões e comércio ambulante em geral.

Os comércios que vão ficar abertos devem exigir dos clientes o uso de máscara, sob pena de multa e adotar todas as medidas preventivas.

Estabilização

Dimas explicou que as medidas adotadas visam “restringir a circulação do vírus.  “Esse é o maior motivo.  Resolvemos adotar agora, já que estamos com um número de casos bem relevantes”. Disse o gestor, acrescentando que espera uma “estabilização” dentro de uma semana e depois uma queda. Ele frisou que se for preciso, poderá adotar medidas mais severas