A exatamente um ano do trágico desabamento ocorrido no dia 22 de dezembro de 2024, a ponte JK será inaugurada. A cerimônia está marcada para as 11 horas, com a presença do governador do Maranhão, Carlos Brandão; do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa Castro; e do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, além de outras autoridades locais.
No sábado (20) e no domingo (21), o DNIT realizou testes de estrutura e segurança da nova ponte na BR-226, sobre o Rio Tocantins, que liga os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA).
De acordo com o diretor de Infraestrutura Rodoviária do DNIT, Fábio Nunes, os testes práticos consistiram na passagem de caminhões betoneiras carregados de concreto.
“Trouxemos para cá oito caminhões betoneiras, todos eles carregados. Cada caminhão betoneira estava pesando, em média, 30 toneladas. Eles passaram em sequência, com velocidades diferentes, freando em cima da ponte. Estávamos com outro caminhão equipado com instrumentos de monitoramento. Pudemos comprovar que a ponte é completamente segura”, garantiu Fábio Nunes.
A assessora técnica da Diretoria de Infraestrutura do DNIT, Mariana Helena Ferrer, destacou o uso de tecnologia de ponta nos testes de segurança e reafirmou que a estrutura está apta para ser inaugurada e receber o tráfego de veículos.
“Foram dois dias de monitoramento, com cerca de 20 horas de teste. No sábado e no domingo, utilizamos as tecnologias mais modernas disponíveis no país hoje. A ponte está liberada para o tráfego”, afirmou.
Após a conclusão dos testes e com base nos laudos técnicos, o DNIT atestou a segurança da estrutura. A obra teve custo de R$ 171,97 milhões. A nova ponte possui 630 metros de extensão e conta com duas faixas de rolamento, acostamentos, barreiras de proteção e passagem para pedestres.
A ponte JK desabou no dia 22 de dezembro de 2024, provocando a queda de vários veículos que trafegavam no local no momento do acidente. Ao todo, 14 corpos foram resgatados, três pessoas continuam desaparecidas e apenas uma sobreviveu à tragédia.





