Fernando Almeida

Dezessete ônibus, dos 30 previstos, entraram em circulação na manhã desta segunda-feira, 11, para transportar passageiros em Araguaína.   No terminal da Praça das Bandeiras, utilizado anteriormente pela Viação Lontra, passageiros já pegavam coletivos para o Setor Tiúba, Jardim Paulista e outros Bairros.

Os novos ônibus são alugados pela Cooperlota e realugados para a prefeitura de Araguaína por um valor mensal de R$ 200 mil e a passagem custa o valor de R$ 1,00.  Segundo a prefeitura, são três modelos de ônibus, que diferem de acordo com a capacidade de passageiros: 22 sentados e 25 em pé; 25 sentados e 35 em pé; e 44 sentados e 50 em pé.

Uso do Terminal Bandeiras

Segundo a prefeitura, o terminal da Praça das Bandeiras é usado apenas como ponto base para a frota de ônibus.  E não para fazer a integração com outros linhas, para outros setores, com a mesma passagem.  Em relação ao transporte de estudantes, a prefeitura informou ao AN que serão mantidas  mesmas rotas, antes feitas pela Viação Lontra. Já os horários de saída para a EMVZ (Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia) da UFT são: 7h30; 10h; 11h30; 13h30; 15h e 17h30.

Bilhetagem eletrônica

Ainda conforme a Prefeitura, os motoristas dos ônibus estão preparados para tirar quaisquer dúvidas aos passageiros. Mas, em caso de necessidade,  pode entrar em contato diretamente com a Cooperlota, através do (63)  3412 – 4258.  Já a bilhetagem eletrônica será implantada no prazo máximo de até 10 dias. E no caso dos empresários que compram passes para funcionários, a nota fiscal, segundo a prefeitura, será emitida pela Cooperlota.

Atraso da Cooperlota

A Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Passageiros (Cooperlota) foi a vencedora da Licitação para fazer o transporte complementar. Entraria em operação no ultimo dia 1º de março, mas já está com mais de dois meses de atraso.  A prefeitura informou ao AN que a previsão para a Cooperlota operar é até a primeira quinzena de junho.

Leia +

Araguainense fica sem coletivo no fim de semana, mas novos ônibus circulam a partir de 2ª com tarifa de 1 real

Após 40 anos, Lontra encerra atividades nesta sexta; substituta não definiu data para início das operações 

Passageiros aguardam os novos ônibus no terminal da Praça das Bandeiras. Foto: Fernando Almeida/AN