Fernando Almeida
Um homem natural de Altamira (PA) foi morto pela PM de Araguaína nesta terça-feira, 18, em Araguaína e outros dois suspeitos de assalto foram detidos. Antônio Ramos Lima, 32 anos, foi alvejado e chegou a ser encaminhado ao Hospital, mas morreu cerca de meia hora depois. A ação ocorreu por volta das 18h00 no Bairro Senador.
Segundo a PM, os elementos invadiram uma residência para roubar joias e mantiveram moradores como reféns, mas foram surpreendidos por policiais ainda no local e houve resistência à voz de prisão. Durante a ação, Antônio foi baleado e morreu cerca de 40 minutos após, no Hospital Regional de Araguaína (HRA).
Vídeo
Um vídeo gravado no interior do Hospital mostra que na agonia da morte, Antônio foi “questionado” sobre o crime por uma mulher e um homem, ainda não identificados. Com a boca ensanguentada e voz trêmula, ele respondeu que tentou roubar um carro e voltar para casa dele no Pará. “Eu não tinha condições de ir embora” alegou.
Marcas dos tiros
De acordo com informações do IML, no corpo de Antônio havia marcas de um tiro na cabeça (parte de trás), outra nas costas e uma terceira na mão. Também há outras perfurações na ‘frente’ do corpo. Mas ainda não é possível precisar quantos tiros acertaram, pois o laudo não ficou pronto.
Explicações da PM
Em relação à fatalidade, a PM informou que ao adentrar no cômodo onde estava Antônio, foi recebida com tiros e diante disso reagiu. “(...) Naquele momento em meio ao quarto escuro o indivíduo foi alvejado e caiu ao solo, cessando assim a agressão por parte do autor”, afirma.
Armas apreendidas
Com Antônio, segundo a PM, foi encontrado um revólver calibre 38 (marca Taurus), além de duas munições deflagradas e três picotadas e uma intacta. Os policiais ainda apreenderam no interior da residência uma menor de 16 anos natural de Araguaína, que segundo as vítimas era a mais violenta do grupo.
Outros suspeitos
Já o outro preso foi identificado como Kayo Lucas de Araújo de 20 anos, também natural de Araguaína. Com ele foi localizado um revólver calibre 38. Os suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Plantão e autuados em flagrante, sendo a adolescente infratora apreendida em flagrante, conforme prevê a Lei n° 8069/90 que institui o ECA Estatuto da Criança e do Adolescente. A PM também recuperou objetos roubados pelo grupo.