As obras de duplicação da Avenida Dionísio Farias, que dá acesso da BR-153 ao Aeroporto de Araguaína e a bairros vizinhos, como Lago Azul e Xixebal, serão iniciadas nesta segunda-feira, 27 de outubro.
Parte da avenida será temporariamente interditada para início das obras, desde o trecho de conexão com a BR-153, até a Rua União, no Bairro de Fátima, que servirá como rota alternativa por dentro do setor durante o período de interdição.
A avenida atualmente possui 7 metros de largura, com uma faixa de cada lado da pista. Com a obra de duplicação do trecho até o aeroporto, a pista passará a ter 13 metros de largura e separação central com barreiras de concreto em new jersey, melhorando o trânsito na região.
O restante da avenida também ganhará um novo traçado, desviando o fluxo de veículos da entrada principal do Aeroporto de Araguaína, para garantir um fluxo mais seguro de passageiros. A previsão é que toda a obra seja concluída ainda no início de 2026.
A Dionísio Farias é a principal via de acesso ao Aeroporto de Araguaína, que passou por uma série de obras de modernização e ampliação para garantir a retomada dos voos comerciais na cidade, iniciados na última quinta-feira, 23, pela Gol Linhas Aéreas.
“O resultado do planejamento realizado pela Prefeitura de Araguaína e os investimentos realizados, começam a aparecer. Araguaína investe de forma estratégica para que a população seja beneficiada. São novos voos que podem gerar mais negócios, fazer a cidade crescer e também proporcionar ao araguainense mais conforto para ir e vir. Os investimentos vão continuar e a cidade também continuará crescendo”, disse o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues.
Investimentos
Desde o início das obras de modernização, o aeroporto de Araguaína recebeu ampliação e um novo sistema drenagem de pista, limpeza da área de segurança com a remoção e poda de árvores, nivelamentos das cabeceiras de pista e proteção vegetal lateral com o plantio de gramas, além da realocação das famílias que residiam dentro da área de impacto do aeroporto, garantindo a segurança dos moradores e ampliação da pista para receber aeronaves maiores.
O investimento contemplou também a instalação do PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) e do EPTA (Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo), validados pelo CINDACTA (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) e pelo GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo).
O Aeroporto de Araguaína também foi equipado com um Caminhão de Combate a Incêndio – CCI Ap2, recebido da Secretaria de Aviação Civil da Presidência por intermédio da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) e Agência Estadual de Trânsito (Agetrans), para compor a Seção de Serviço de Resgate, Salvamento e Combate a Incêndio (SESCI).
O treinamento para os profissionais que atuam no combate a incêndio em unidades aeroportuárias, incluindo bombeiros militares e de aeródromos, motoristas desses veículos e mecânicos da Secretaria da Infraestrutura foi organizado pela Prefeitura de Araguaína, possibilitando que o aeroporto da cidade elevasse a categoria da sessão contra incêndio, o que permite voos de aviões a jato, com capacidade para mais de 100 passageiros.
Os trabalhos ainda terão continuidade com a reestruturação e ampliação do terminal de passageiros para mais de dois mil metros quadrados, a criação de uma nova área de giro, um novo estacionamento, ampliação da seção contra incêndio e o reforço da pista.



