Durante o encontro, escolas apresentaram ações exitosas de 2023
Foto: Divulgação Seduc/Governo do Tocantins

A Superintendência Regional de Educação (SRE) de Araguaína realizou na última sexta-feira, 8, a I Expo Eletiva, com o objetivo de socializar as boas práticas realizadas pelas unidades escolares que ofertam o Ensino Médio. Participaram do encontro 30 escolas, que apresentaram 70 experiências educacionais das unidades curriculares eletivas. A ação foi realizada no ginásio de esportes do Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC), Instituto parceiro da SRE.

A superintendente regional de Educação, Eulessandra Castilho, ressaltou que a exposição representou uma oportunidade para professores e estudantes trocarem experiências com as ações exitosas de 2023. “Foram apresentados projetos que tiveram um impacto importante no processo de formação dos estudantes neste ano letivo. São diversas ações de sucesso realizadas pelas escolas, com resultados significativos na aprendizagem”, frisou.

O Colégio Estadual Adá de Assis Teixeira, de Goiatins, participou da exposição com três eletivas, conforme elencou a coordenadora da Área de Humanas da unidade, Eva Fernandes Morais.

“Apresentamos a eletiva de Meio Ambiente e sustentabilidade, Eita mundo bom (Teatro) e Agroecologia, que dinamizaram as aulas, promovendo a interdisciplinaridade e o protagonismo estudantil com aulas práticas. O evento foi importante para divulgar o trabalho do professor, tendo em vista que os produtos apresentados mostram que as eletivas transcenderam as paredes da sala de aula”, ressaltou.

O professor Pedro Victor Jaques de Góes, da Escola Estadual José Alves de Assis apresentou a eletiva “A vida é uma música”, que objetiva mostrar a importância e a ligação da música com outros eixos da vida.

“Nesse projeto, os estudantes imergiram no universo da música, que também faz parte do nosso contexto social e político, como a canção “Que país é esse?”, da banda Legião Urbana. Eles intensificaram os estudos sobre a cultura musical, participaram de concurso de poesia, possibilitando trabalhar aspectos sociais e artísticos de uma forma lúdica, prática e divertida”, explicou. 

A estudante Juliana Galvão dos Santos, da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Rui Barbosa, foi uma das integrantes da eletiva ‘O fantástico Mundo dos Números’, ministrada pelo professor Cristiano Sousa. 

“Nessa eletiva, tivemos a oportunidade de conhecer a origem dos números e a contribuição de vários matemáticos”, frisou. “Essa edição de apresentação de eletiva foi maravilhosa, uma experiência que vou levar para a vida toda”, comentou a estudante Raíra Lira de Amorim, da 2ª série do Centro de Ensino Médio Paulo Freire.