Escolas e creches em Araguaína
Foto: Marcos Sandes/Ascom

O Prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, anunciou durante transmissão ao vivo nessa quinta-feira, 1º, que o Município já está fazendo um novo planejamento para o retorno das aulas semipresenciais   da Rede Municipal de Ensino. A decisão foi tomada com base na previsão da primeira etapa do Hospital Municipal Eduardo Medrado, que inicialmente funcionara de forma exclusiva como Hospital de Campanha, além da redução na curva de novos casos da covid-19 em Araguaína.

“Para que este retorno gradativo das aulas ocorra de forma segura, nós vamos realizar um levantamento de quantos alunos tiveram algum caso de covid-19 entre a família, ajudando definir quais estratégias serão adotadas. Nós sabemos que a pandemia não acabou, mas com o planejamento adequado e a participação da comunidade estamos conseguindo enfrentar este desafio”, explicou o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas.

O levantamento será feito de forma eletrônica, por meio de um questionário ao aparelho celular dos pais ou responsáveis. A previsão da Secretaria da Educação de Araguaína é que o retorno seja no dia 19 de outubro, com aulas semipresenciais, mas o calendário escolar ainda deverá ser aprovado pelo Conselho Municipal de Educação.


Aulas semipresenciais



A proposta é que as aulas sejam retomadas tanto na zona urbana, quanto na zona rural, para turmas da educação infantil do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. O sistema de ensino semipresencial irá cumprir as medidas de distanciamento, com turmas divididas em dois grupos.

“Cada grupo de alunos deverá participar das aulas presenciais semanalmente, com atividades não presenciais na semana seguinte, utilizando uma apostila. Além disso, estamos adotando todas as medidas sanitárias para reduzir os riscos de contágio da covid-19”, afirmou o secretário municipal da Educação, José da Guia.

As escolas também seguirão um protocolo de segurança, com distanciamento de 1,5 m entre as carteiras, uso de máscara por todos, sem recreio e os transportes serão desinfectados antes e após cada embarque de alunos.