Tanci trabalhou por 43 anos no magistério.
Foto: Arquivo Pessoal

A professora Tanci Pereira de Sousa, de 84 anos, faleceu nesta quinta-feira  (30) no Hospital de Doenças Tropicais (HDT) em Araguaína.  Ela havia sido diagnosticada com covid-19, estava internada na unidade e veio a óbito na noite de ontem.

Tanci era professora aposentada e também membro da Primeira Igreja Batista (PIB) de Araguaína  há 50 anos, desde  04 de julho de 1970. O pastor Euzimar Nunes destacou  o legado da “irmã Tanci”, ressaltando ser uma pessoa muito querida e amada por todos da igreja.

Desde esse tempo toda a igreja nutriu um carinho e um respeito muito grande por ela. Na sua simplicidade, o jeito de ser, como educadora (...) muito simples e lutadora com a sua família. (...) É uma pessoa que vai deixar um marco grande na [igreja]. Um marco histórico de uma vida fiel, zelosa, responsável, serena.  Frisou.

Euzimar disse ainda que a educadora já tinha vários problemas de saúde, mas sempre lutou com muita garra e manteve a tranquilidade mesmo diante das adversidades da vida. “Ao mesmo tempo motivada, com todas as lutas, nunca a vi reclamando de absolutamente nada.”  Relembrou, acrescentando.

Registro aqui meu lamento, a nossa tristeza, nossa dor. Ao mesmo tempo a nossa alegria de tê-la conhecido e saber que hoje ela descansa nos eternos braços do Pai”.  Concluiu.

A professora, mãe de 10 filhos [ sendo cinco já falecidos] era natural de São João dos Patos, no Estado do Maranhão. E chegou em Araguaína em 1970, quando fixou residência no Bairro Senador. Ela trabalhou na educação por 43 anos e se aposentou em 2009, com 43 anos de dedicação na área.

No ano de 2013, Tanci recebeu o título de Cidadão Araguainense por sua dedicação ao magistério.  A honraria foi proposta pelo ex-vereador Kosmo Jamaica e aprovada pela Casa de Leis em novembro daquele ano.

Para justificar o Título, o parlamentar mencionou o legado de Tanci, frisando que em Araguaína ela abriu as portas de sua casa para receber e educar crianças das mais variadas classes sociais e destacou.

“Mãe, esposa e educadora dedicada a arte de formar cidadãos conscientes e responsáveis, consta de sua iluminada carreira personalidades que hoje se dedicam nas áreas do direito, saúde, da política e do empresariado em geral.”  Destacou o vereador.