Educação

EJA tem mais de 230 vagas abertas em quatro escolas da Rede Municipal de Araguaína

Aulas começam dia 1º de agosto e as matrículas devem ser feitas presencialmente nas unidades. Município também está com vagas disponíveis para a Educação Infantil e anos iniciais

Em 2020, aos 50 anos, o motorista de caminhão Fábio Pereira tomou uma decisão importante de voltar aos estudos em plena pandemia.
Foto: Marcos Sandes/Ascom

Em 2020, aos 50 anos, o motorista de caminhão Fábio Pereira tomou uma decisão importante em plena pandemia: voltar aos estudos. “Quando era criança, eu morava na zona rural e não tinha como estudar direito”. Assim como Fábio, quem não teve a oportunidade de cursar ou concluir o Ensino Fundamental na idade apropriada pode retomar os estudos a partir da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Em Araguaína, a modalidade de ensino está com 236 vagas abertas no Ensino Fundamental para o segundo semestre de 2022, em quatro escolas da rede municipal, e destinadas para pessoas a partir dos 15 anos.

“A EJA mudou muita coisa, abriu os meus olhos para ver do que eu ainda sou capaz de conquistar mesmo com os meus 52 anos de vida”, contou o motorista. A dificuldade financeira foi o principal motivo para que ele buscasse a EJA, porque precisava de novas oportunidades de trabalho no mercado.

A secretária da Educação de Araguaína, Elizângela Silva, lembrou que a EJA possui três funções na sociedade, que são reparar, equalizar e qualificar. “E o Município procura cumprir com qualidade e comprometimento esses princípios educacionais, dando a oportunidade para os cidadãos elevarem sua alfabetização e escolaridade. A educação é transformadora, permite a melhoria de vida das pessoas”.

EJA Ensino Fundamental
As aulas começam no dia 1º de agosto e as matrículas e rematrículas devem ser feitas presencialmente, na Escola Municipal Joaquim de Brito Paranaguá, localizada na Rua Tiradentes, no Setor Carajás; Escola Municipal Luiz Gonzaga, na Av. Adolfo Júnior, Setor Costa Esmeralda; Escola Municipal Simão Lutz Kossobutzki, localizada na Rua das Jaqueiras, Setor Araguaína Sul; e Escola Municipal Zeca Barros, na Rua Cantinho do Vovô, Vila Santigado.

Os interessados devem apresentar: Cópia da Certidão de Nascimento, cópia de RG e CPF, cópia do Cartão SUS, comprovante de residência (conta de energia, água ou telefone), comprovante de Alistamento Militar (homens maiores de 18 anos), foto 3x4, Declaração ou Histórico Escolar, Declaração de Trabalho (se for menor de 18 anos), Ficha de Aproveitamento Individual (em caso de transferência no decorrer do ano letivo), Assinatura do Termo de Responsabilidade.

São 75 vagas para a Escola Municipal Joaquim de Brito Paranaguá (Setor Eldorado), 45 vagas para a Escola Municipal Luiz Gonzaga (Setor Costa Esmeralda), 57 para a Escola Municipal Simão Lutz Kossobutzki (Setor Araguaína Sul) e 59 vagas para a Escola Municipal Zeca Barros (Vila Goiás).

Construindo o futuro

O motorista Fábio concluiu a EJA Ensino Fundamental em um ano e meio e agora segue para a EJA Ensino Médio. A meta profissional já está bem clara para ele. “Quero finalizar o Ensino Médio e depois fazer um concurso público para melhorar de vida”.

O que é a EJA

A Educação para Jovens e Adultos é uma modalidade criada pelo Governo Federal e atende todos os níveis da Educação Básica no País. A EJA Ensino Fundamental é voltado para completar a fase entre o 1º e 9º ano, e é oferecida pela rede municipal de ensino. A duração média é de dois anos e abrange as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Inglês, Artes e Educação Física.

Vagas disponíveis na Educação Infantil
A secretária também reforça que algumas unidades escolares de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental estão com vagas disponíveis.

“Essas vagas ficam à disposição da população durante todo o ano letivo e atendem as demandas de matrículas de alunos que vêm de outras escolas, redes de ensino ou municípios”, explicou a secretária.

Para saber mais sobre quais são as escolas e creches com vagas disponíveis, os interessados podem ligar na Superintendência da Educação no telefone (63) 3411 5609.