Será neste domingo, 4 de outubro, a eleição para a escolha dos novos conselheiros tutelares de Araguaína. São 41 candidatos que estão concorrendo a 10 vagas de titulares e 10 vagas de suplentes. O mandato será para o período de 2016/2020. A eleição é conduzida pela Comissão Especial Eleitoral, supervisionada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e fiscalizada pelo Ministério Público Estadual (MPE) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A eleição dos candidatos será por voto direto, secreto e facultativo dos cidadãos do Município. Esse será o primeiro processo unificado para escolha de conselheiros tutelares em todo o território nacional. A posse dos conselheiros eleitos deve acontecer no dia 10 de janeiro de 2016, em todo o País.
A votação acontecerá em nove escolas, em setores diferentes, das 8 às 17 horas. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) disponibilizou os locais agregados de votação, publicados no Diário Oficial do Município de ontem, 29. De acordo com a seção de votação do eleitor, ele terá que se conduzir a um local de votação específico. Por exemplo, para quem a seção é no Colégio Unipositivo, votará no Centro de Ensino Médio Castelo Branco. Abaixo, segue a lista com todos os locais agregados e as seções equivalentes.
Votação
Quanto à votação, o processo é semelhante ao de uma eleição para prefeito. Pode votar apenas quem tem mais de 16 anos, possui título de eleitor e mora na cidade. Os eleitores devem comparecer em um dos locais de votação, que pertencem à sua seção eleitoral, com documento oficial com foto (RG ou Carteira de Habilitação) e Título de Eleitor. O eleitor deverá votar em até três candidatos.
Conselho
Para ser conselheiro, o candidato deve ser morador da cidade há, pelo menos, dois anos; votar no município; ter idade superior a 21 anos; 2º grau completo; e não possuir antecedentes criminais.
Os novos conselheiros irão atuar nos conselhos tutelares atendendo crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, que tenham o direito violado quanto à educação, cultura, esporte, convivência familiar, como abandono pelos pais, maus tratos e trabalho infantil.
Em Araguaína, há dois polos, sendo que em cada unidade atua cinco conselheiros titulares e cinco suplentes. Os eleitos terão mandato de quatro anos, a contar da primeira quinzena de janeiro do próximo ano.
Locais de votação (Aqui)
Saiba os nomes do 41 candidatos em Araguaína (Aqui)