AF Notícias

Acadêmicos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Araguaína fizeram uma manifestação contra supostas manobras realizadas na eleição para diretor do campus. O ato foi realizado por volta das 20h30 desta quinta-feira (16/06), quando os manifestantes promoveram um "apitaço" e falaram palavras de ordem.

A votação para diretor do campus aconteceu no dia 10 de junho de 2016. A apuração dos votos começou às 22h e só terminou por volta de 1h da madrugada do dia seguinte.

A chapa "Fazer diferente respeitando as diferenças", composta pelos professores José Emanuel Sanches e Quênia Rodrigues, foram os vencedores.

Resurso da chapa perdedora

Porém, no dia 11 de junho, a chapa adversária, "Inovação, Transparência e Diálogo”, composta pelos professores Kleber Abreu e Luciano Galdino, entraram com recurso alegando diversos problemas no encaminhamento do processo eleitoral por parte da Comissão Eleitoral.

A Comissão, após o recebimento do recurso, preparou um relatório. Já a chapa vencedora disse que só foi informada do recurso na tarde de quinta (15/06), por e-mail. "Até então nós estávamos aqui perdidos querendo saber o que estava acontecendo”, informou Quênia Rodrigues, vice-diretora da chapa vencedora. Após ter conhecimento do teor do recurso, a chapa de Quênia, que recebeu maioria dos votos dos acadêmicos, fez suas ponderações e encaminhou à Comissão.

Comissão Eleitoral indefere recurso

Ainda na quinta-feira (16/06), a Comissão Eleitoral divulgou parecer indeferindo todos os pontos questionados no recurso e entregou ao atual Diretor do Campus, Luís Eduardo Bovolato. A Comissão manteve a vitória da chapa "Fazer diferente respeitando as diferenças".

Possível manobra

No entanto, Bovolato convocou o Conselho Diretor do Campus para uma reunião, que deve ocorrer nesta sexta-feira (17/06) para apreciar o relatório da Comissão Eleitoral. “Só que o conselho diretor não tem que apreciar esse relatório agora no momento. Não existe nenhum motivo, não existe recurso, não existe nada que faça com que o diretor submeta esse relatório à apreciação”, disse Quênia.

A vice-diretora eleita finalizou afirmando que acompanhará a reunião na esperança de que a vitória seja mantida. “Vamos para a reunião esperançosos que realmente saia a lista com o nosso nome que foi o vencedor”, concluiu.

A chapa perdedora era apoiada pelo atual diretor Luis Eduardo Bovolato e pelo atual reitor, Márcio da Silveira.