Os peemedebistas de Araguaína (TO) referendaram neste domingo (23) a escolha de Elenil da Penha para continuar presidindo o Diretório Municipal do PMDB pelos próximos dois anos. Cerca de 150 filiados compareceram à votação que ocorreu no plenário da Câmara.

O Secretário de Habitação encabeçou juntamente com Rogério Vasconcelos a única chapa inscrita no processo. Para que pudesse ser votado na eleição partidária, Elenil pediu exoneração do cargo de secretário municipal na última sexta-feira (21) e será "renomeado" nesta segunda (24). Ele se afastará novamente da presidência do partido, que será exercida pelo vice. O Estatuto do PMDB não permite a cumulação de funções.

Marcaram presença na votação várias lideranças políticas, entre elas o ex-governador Carlos Gaguim, o deputado federal Junior Coimbra e ex-deputado federal Hudson Bandeira.

O consenso entre membros do grupo marcelista e os seguidores de Coimbra só ocorreu após várias reuniões. De acordo com Elenil, os vereadores Geraldo Silva [apoiador de Junior Coimbra] e Ferreirinha [apoiador de Marcelo Miranda] foram os norteadores desse consenso.

Pacificação

Questionado se o Diretório de Araguaína apoiará Marcelo Miranda ou Junior Coimbra, Elenil disse que o partido buscará a pacificação, mas que não irá entrar nessa linha de discussão. “Se entrar o trem pega fogo”, ressaltou.

O presidente do Diretório acrescentou ainda que Marcelo Miranda é um líder que tem respeito, apoio popular e que mantém um bom relacionamento, no entanto, lembrou que Junior Coimbra foi um dos poucos que apoiou a decisão do partido de compor com Ronaldo Dimas na eleição de 2012. Elenil também não assinou o documento para tirar Coimbra da presidência do partido.

Ausência de Miranda

Apesar de ser filiado ao Diretório de Araguaína, o ex-governador Marcelo Miranda não compareceu à votação. Segundo o peemedebista Gideon Soares, Marcelo ligou justificando que estaria cuidando de questões referentes ao recurso que será apreciado pelo STF nesta quarta-feira (26) e que pode lhe devolver a vaga no Senado Federal.