O deputado Elenil da Penha (MDB), na sessão desta quinta-feira, 08, disse que vai insistir para que o projeto de lei que propõe elevar a idade máxima de 30 para 35 anos para ingresso na Polícia Militar do Estado do Tocantins volte à pauta legislativa.
"Vou concentrar esforços nessa proposta para atender demandas dos milhares de candidatos que sonham com a carreira militar, mas atualmente estão ameaçados de ficar fora do certame devido ao atual limite de idade. Queremos evitar que o tempo passe e esses jovens percam a oportunidade de ter emprego e de construir uma carreira", alerta do deputado.
O projeto de lei que aumenta a idade máxima para ingresso na carreira da Polícia Militar do Tocantins já foi apresentado três vezes. Em 2016 foi aprovado em plenário, contudo vetado pelo ex-governador Marcelo Miranda. Em seguida foi encaminhado, via ação popular, porém foi arquivado, por apresentar falhas nas assinaturas. E em julho deste ano reapresentado, mas arquivado recentemente na Comissão de Direitos do Consumidor.
Elenil justifica que com o avanço da medicina a ampliação das informações e da tecnologia, há comprovadamente aumento de expectativa de vida da população. "Essa barreira não tem consonância com a realidade. Tanto é que para os demais seguimentos militares não há esse limite de idade. A legislação precisa ser adaptada à realidade", afirmou.