O trabalho a partir de definição de metas, educação empreendedora, avaliação como processo construtivo e o currículo escolar como ferramenta da formação integral nortearam as discussões durante o Seminário de Gestão Escolar, realizado nesta segunda-feira, 10, em Araguaína. Centenas de educadores se reuniram no auditório da Faculdade Católica Dom Orione para acompanhar as palestras que contemplaram propostas e ideias sobre “Ensinar, valorizar e transformar”, o tema do Seminário.
A secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, abriu a programação falando sobre a importância de cada educador promover suas próprias metas de trabalho a fim de alcançar resultados que vão refletir na vida profissional e também na gestão da escola em que atua. “Eu acredito muito no poder de transformação que o estabelecimento de metas pessoais pode trazer. É uma estratégia de trabalho que nos permite autoavaliação, conhecimento da nossa capacidade e superação. Portanto, a mensagem que eu trago é esta: tenham suas próprias metas porque isso faz bem à gestão e faz bem a vocês profissionalmente e também na vida pessoal”, disse.
Estabelecer e cumprir as próprias metas também foi abordado pela consultora do Serviço Brasileiro de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a pedagoga e doutora em Educação Marcela Souto. Ela destacou o estabelecimento de metas próprias como uma das características de uma pessoa empreendedora. “A proposta pode ser abordada nas escolas porque não é voltada exatamente para se formar um empresário, mas para despertar características empreendedoras que vão auxiliar na profissão que o estudante escolher, seja nos negócios ou em outra área”, explicou Marcela.
Além do estabelecimento de metas, a palestrante descreveu como características empreendedoras a persistência, busca de oportunidades e iniciativa, capacidade de correr riscos calculados, exigência, comprometimento, planejamento, persuasão, a valorização de uma rede de contatos e autonomia nas ações. Os conceitos também podem ser trabalhados para a gestão escolar, tendo em vista que a capacidade de empreender envolve busca e alcance de resultados. Marcela Souto também enfatizou que o Sebrae oferece cursos nesta área.
Troca de experiências
Professores e diretores de escolas apresentaram projetos de sucesso em suas comunidades escolares que envolvem não apenas a gestão da escola, mas também a participação da comunidade e o trabalho com temas relacionados à cidadania. A secretária Adriana também falou um pouco sobre sua experiência de dez anos como diretora de escola da rede estadual de ensino e destacou a importância de momentos como o promovido pelo Seminário de Gestão Escolar em Araguaína. “É possível que você veja alguma experiência apresentada aqui e pense ‘Mas eu já faço isso na minha escola’. Mas será que você faz do mesmo jeito? Existem muitas formas de se trabalhar uma situação e uma mesma ideia e por isso a troca de experiências oportunizada por meio do Seminário é importante para a gestão escolar”, enfatizou ao público que reuniu profissionais dos 17 municípios compreendidos pela Diretoria Regional de Gestão e Formação (DRGF) de Araguaína e também diretores de escolas das redes municipais da região.
Para o diretor regional de Ensino da Diretoria Regional de Gestão e Formação (DRGF) de Araguaína, José da Guia Pereira da Silva, a integração entre as redes de ensino foi um dos diferenciais do Seminário de Gestão Escolar realizado no município. “Diretores ou coordenadores de todas as escolas municipais de Araguaína estão presentes e isso demonstra uma integração e parceria que é muito importante para a gestão. Escolas de outros municípios tambem estão representadas. A Diretoria Regional já executa muitas ações em parceria com escolas municipais de Araguaína e isso enriquece e traz mais oportunidades aos estudantes e à qualidade da educação”, destacou.
A presença de centenas de educadores estaduais e municipais foi destacada pela secretária, que avaliou a participação expressiva como uma amostra do comprometimento dos profissionais. “Isso é muito valoroso principalmente sob o ponto de vista da gestão escolar que precisa de profissionais comprometidos”, afirmou. Para Adriana Aguiar, o compromisso de um educador com o seu aluno é um dos princípios para se reconhecer bons profissionais.
O Seminário
O Seminário de Gestão Escolar é uma realização da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) por meio das 13 DRGFs. O encontro realizado em Araguaína encerra a programação no Tocantins, que promoveu a troca de experiências e o incentivando a formação de uma rede de contatos entre escolas e profissionais da Educação e Cultura do Estado.
Da Seduc, também estiveram presentes a subsecretária da Educação Básica e Cultura, Jucylene Borba, e o diretor de Recursos Humanos, Marcos Rezende. “Os técnicos da Seduc são muito capacitados e importantes para o trabalho desenvolvido nas regionais. Em Araguaína eles são de grande valia para o sucesso das ações”, disse o diretor regional de ensino, que aproveitou a oportunidade para destacar e agradecer o apoio da Seduc na realização do Seminário e nas ações realizadas ao longo o ano.