Política

Em Araguaína, ministro anuncia construção de 1.600 casas no TO e retomada de outras 6 mil unidades

Ministro das Cidades participou do Seminário Mobilidade, Habitação e Desenvolvimento, no ginásio de esportes Pedro Quaresma.

Ministro das Cidades Jader Barbalho Filho anunciou a construção de 1.656 novas unidades habitacionais no Tocantins.
Foto: Ramila Macedo/AN

O ministro das Cidades, Jader Filho, fez sua primeira visita a cidade de Araguaína, a capital Econômica do Tocantins. Na tarde desta quinta-feira, 31, ele participou do Seminário Mobilidade, Habitação e Desenvolvimento, onde anunciou a construção de 1.656 novas unidades habitacionais no Tocantins.

Ao fazer uso da palavra, o ministro também falou sobre a retomada de obras de 6,5 mil unidades que estão paradas. A unidades são do programa Minha Casa, Minha Vida.

Sem citar o nome de Bolsonaro, Jader frisou que programa foi extinto nos últimos quatro anos. “Nesse país não foi construído uma única unidade habitacional de interesse social para as pessoas que mais precisam.” Criticou o ministro, relembrando os recursos destinados para Araguaína, nos dois primeiros governos de Lula.

“Só aqui em Araguaína foram edificadas mais de 6 mil unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida. Só aqui em Araguaína, foi investido, desde o primeiro governo do presidente Lula, mais de 1 bilhão de reais em obras”. Declarou o Ministro.

Jader frisou ainda que o povo do Tocantins é justo, por deu vitória nos dois turnos ao presidente Lula na última eleição presidencial. Ele ainda retransmitiu o recado de gratidão do Lula aos tocantinenses pelo voto de confiança que o elegeu para o terceiro mandato. 

O presidente Lula voltou com o Minha Casa, Minha Vida. E ele disse: Jader, vai lá em Tocantins e diz ao povo do Tocantins. Primeiro: muito obrigado Tocantins. E em segundo: governo para as pessoas que mais precisam. O governo da democracia, que governa para os mais pobres, voltou”.  Destacou o ministro Jader.

Ao se dirigir ao prefeito Wagner o ministro garantiu, que com aprovação de terrenos, a cidade vai ser contemplada com novas unidades habitacionais.

“Quero responder pra você meu prefeito, você pode ter certeza absoluta. Se seus terrenos forem aprovados aqui em Araguaína, se estiverem enquadrados, pode ter meu compromisso que Araguaína mais uma vez vai ter o Minha Casa Minha Vida”.

Ministro das Cidades Jader Barbalho Filho no Ginásio de Esportes Pedro Quaresma em Araguaína. Foto: Ramila Macedo/Araguaína Notícias.

MCMV

Implementado pelo presidente Lula durante seu segundo mandato, em 2009, o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida foi descontinuado em 2020 e retomado agora, no início de 2023. O programa está em processo de inscrições, a Caixa Econômica Federal está analisando documentos e terrenos, a fim de identificar se enquadram nas novas especificações do programa.

Uma das novidades é que as casas do MCMV deverão ter, necessariamente, uma varanda e atender especificidades locais. O terreno deverá ser em área contígua ao centro urbano, com escola e transporte público próximos, além de ter acesso facilitado a empregos, área de lazer e unidades de saúde.