Redação/Araguaína Notícias

Marcelo Miranda e outros governadores de diversos partidos com diferentes posicionamentos em relação ao governo federal estão reunidos hoje (28) na residência oficial do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, para discutir uma agenda comum que possa melhorar o ambiente econômico do país e a situação econômica dos estados.

De acordo com a Secretaria de Comunicação do Tocantins (Secom), os governadores devem discutir propostas de mudanças na economia para enfrentar  as dificuldades financeiras pelas quais os seus respectivos estados estão passando.

Até a tarde desta segunda, além de Marcelo Miranda, já haviam chegado ao encontro os governadores Geraldo Alckmin, de São Paulo; Luiz Fernando Pezão, do Rio de Janeiro; Fernando Pimentel, de Minas Gerais; Wellington Dias, do Piauí; Marconi Perillo, de Goiás; José Ivo Sartori, do Rio Grande do Sul; Rui Costa, da Bahia; e Carlos Brandão, vice-governador do Maranhão, além do articulador do encontro, Rodrigo Rollemberg.

De acordo com o governo do Distrito Federal, a reunião nasceu da preocupação com a situação financeira e fiscal dos estados, que tiveram dificuldades para fechar as contas de 2015 e ainda enfrentam restrições de caixa. As propostas serão apresentadas ao novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa.

A construção de uma agenda comum que possa melhorar o ambiente econômico do País e a situação dos Estados que estão sofrendo com as quedas em investimentos e crescimento do endividamento será o ponto alto da discussão.  A expectativa é que sejam criadas estratégias para reverter estes quadros.