Jaime Café deixou à disposição do governo do Estado o cargo de secretário da Agricultura e Pecuária, que ocupa desde o início desta gestão. Em audiência com o Governador Siqueira Campos no fim da tarde desta terça-feira, 7, no Palácio Araguaia, Café manifestou seu interesse em deixar o cargo considerando ser este um ano eleitoral. O Governador analisa o pedido e até seu posicionamento oficial, Jaime Café continua à frente da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro).
A decisão de Jaime Café em deixar o cargo à disposição do governo do Estado para que o Governador analise a possibilidade e necessidade de sua exoneração se deu um dia depois da publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) da exoneração a pedido de Eduardo Siqueira Campos, que estava à frente da Secretaria de Estado de Relações Institucionais (SRI).
Assim como Eduardo Siqueira, Café afirma que considera adequado deixar o governo do Estado mesmo antes do prazo final para desincompatibilização, estipulado pela Justiça Eleitoral. “(...)considerei uma atitude correta e honesta com os tocantinenses, com a gestão pública e com o Senhor, a postura do Senador Eduardo Siqueira Campos em se desligar do governo do Estado, já nos primeiros dias deste ano. Incentivado por este gesto que demonstra respeito e transparência com as próprias ações, também venho, por meio desta, pedir a minha exoneração do cargo de secretário que honrosamente exerço nesses três anos de Vossa administração”, afirma em trecho da carta.
Avaliação
Café fez uma avaliação da administração, com destaque para as ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar no Estado. “Milhares de famílias de agricultores do Tocantins vêm sendo beneficiadas com as máquinas do programa Pró-Município. É um dos programas de maior acerto da administração estadual, de maneira que promove o acesso dos pequenos produtores à inovação tecnológica”, disse.
Para ele, o Programa de Assistência aos Municípios (PAM) também merece destaque por ter proporcionado a recuperação de estradas vicinais em todo o Tocantins. Café também lembra que nesta gestão diversos programas e projetos iniciaram fases importantes no andamento e execução, a exemplo do Prodoeste-Pium, projetos São João, Gurita e Eco Seringueira, e a revitalização do projeto Formoso.