Fernando Almeida/Araguaína Notícias

O protesto desta terça-feira em Araguaína (19) exigiu medidas urgentes para combater a onda de criminalidade.   Entre os pedidos estão: maior efetivo, conclusão dos concursos em andamento e novas estratégias de trabalho do 2º BPM.

Durante ato na Praça das Bandeiras, manifestantes pediram Justiça pela morte  do gerente da Liliani, mais segurança no comércio e nas ruas de Araguaína. Em determinado momento, parte do grupo, em coro, pediu. “Queremos Silva Neto! Queremos Silva Neto!! Queremos Comandante! Queremos Comandante!”

Dois olhares

O pedido de retorno do ex-comandante Silva Neto já existe há algum tempo nas redes sociais.  Os defensores argumentam que ele estava junto com a tropa nas ruas e isso motivava os demais PMs. Além da realização das Operações Surpresa.  

Por outro lado, quem defende a atual comandante Patrícia Murussi, entende que o Estado é o responsável por tomar medidas efetivas. E que todo o problema da segurança não pode ser atribuído a uma só pessoa.

Cobranças

Apesar do coro na mobilização, há certa cautela por parte das entidades para pedir a substituição da comandante Patrícia.  A Diretora da Aciara, Antônia Lopes, concedeu entrevista ao AN e exigiu do Estado uma atenção especial para Araguaína,  com mais efetivo na cidade e a posse aos novos concursados  da PC, PM e Defesa Social.

Novas estratégias

Antônia defendeu a necessidade de ‘novas ideias’, atitudes e estratégias no comando do 2º BPM. “Trabalhar a questão do comando aqui [de Araguaína]. Saber ele realmente está atendendo a necessidade da cidade.  Não estamos aqui pra criticar ninguém, mas a gente tem que analisar se tem uma estratégia que não está dando certo, é o tempo de mudar. Porque já chegamos no nosso limite.  Araguaína já foi muito penalizada com esta onda de assaltos.”

Mudança

Ao ser questionada se era a favor da mudança no comando do 2º BPM, Antônia ponderou. “Não é que sou a favor da troca de comandante. Eu acredito que tem que rever o que está acontecendo. Não acho ela uma pessoa incompetente. Eu acho ela uma pessoa sábia.  Só, que, tem vez, que quando entra uma pessoa nova, com novas estratégias, as vezes os bandidos temem mais. Não é que ela não serve. Ela serve, acontece que uma mudança é sempre bom neste momento.” Finalizou. 

Confira