Governador interino Mauro Carlesse (PHS) e Vicentinho Alves (PR) vão disputar o segundo turno da eleição suplementar.

Mais de 700 mil eleitores tocantinenses foram às urnas neste domingo 3 de junho e escolheram o governador interino Mauro Carlesse e o senador Vicentinho para disputar o segundo turno da eleição da eleição suplementar. Esta é a primeira vez em seus quase 30 anos de criação que o Tocantins vai definir um governador no segundo turno.

Votos Válidos

Com 99% das urnas apuradas, Mauro Carlesse (PHS) obteve mais de 173 mil votos, equivalente a 30% dos votos válidos. Já o segundo colocado foi Vicentinho Alves com 126.733 votos, equivalente a 22 %. A diferença foi acirrada com o ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha que ficou com 122 mil votos, 21% do total e só foi decidida com 99% de apuração.

A senadora Kátia Abreu (PDT) ficou em 4º lugar, com 15% dos votos (89.443), seguida de Márlon Reis (REDE) com 9,9% (56.759). O empresário Marcos Souza (PRTB) conseguiu 2.782 votos. (0,49%). O procurador Mário Lúcio Avelar (PSOL) não teve os votos computados.

Brancos e Nulos

Votos Nulos somaram 121.242 (17,15%) e Brancos foram 14.573 (2%). Mais de 305 mil eleitores -- 30% do eleitorado tocantinense -- não foram às urnas. O índice de abstenção ficou em 30,15%.

Mandato tampão

A Eleição Suplementar foi convocada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) depois que o ex-governador Marcelo Miranda (MDB) foi cassado no dia 22 de março deste ano. Sete candidatos disputaram o voto do tocantinense num campanha rápida de 40 dias, porém intensa.

Desde que Miranda foi cassado em março, Tocantins vem sendo governado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Mauro Carlesse (PHS).

2º Turno

A disputa no segundo turno promete ser acirrada entre Carlesse e Vicentinho Alves. O governador interino tem a seu favor a máquina pública e o apoio de políticos  como Ronaldo Dimas, Valderez e Olyntho em Araguaína.

Já Vicentinho afirma que conta com 95 prefeitos, lideranças de várias cidades e dois deputados de Araguaína: Jorge Frederico e Elenil da Penha, ambos do PMDB. Além do candidato a vice, vereador Divino Bethânia.

O segundo turno da eleição será dia 24, último domingo de junho.