A oportunidade de ter uma renda extra foi dada a 20 mulheres ligadas ao Núcleo Feminino da Coapa. Elas participaram no sábado, 15 de fevereiro, do curso “Fabricação de Bombons e Ovos de Páscoa”. As atividades foram desenvolvidas na sede da cooperativa, em Pedro Afonso.

Tanto o curso de qualificação quanto o material usado foram disponibilizados gratuitamente pelo Sescoop/TO em parceria com a Coapa. A voluntária Cleidimara Sinigaglia foi a instrutora da capacitação.

O curso abordou desde a composição do chocolate, suas qualidades e propriedades, até as formas de produção e transformação em bombos e ovos de Páscoa. Foram usados 22 quilos de chocolate e produzido quase 40 doces. Os recheios a base de acerola, cupuaçu, manga e castanhas, foram produzidos pelas participantes com o intuito de divulgar frutas típicas da região.

Em março, as mulheres deverão produzir quantidade suficiente de chocolates para vender antes da Páscoa, em local e data a serem divulgados. Elas já contarão com 20 quilos de chocolate que não foram usados no curso de fevereiro, para ajudar na fabricação.

Ao final do dia o sentimento das participantes era de satisfação e apontaram a atividade como o melhor curso já oferecido pelo Núcleo Feminino, sobretudo por gerar renda rápida.

“A qualidade do produto final foi muito boa e elogiada por pessoas que experimentaram”, relata Maria Silvana Ramos, responsável pela Organização do Quadro Social (OQS) da Coapa.

 “Quero produzir bombons para vender e ter uma nova renda”, diz a cooperada Benilde de Oliveira Sales, uma das mais participativas do curso.

Para a coordenadora do Núcleo Feminino da Coapa, Aline Cristina, a realização da capacitação oferece mais uma oportunidade de qualificação Às mulheres cooperativistas, além de fortalecer o trabalho do grupo.

Para 2014 já estão programados mais quatro cursos de qualificação e geração de renda através do programa Gera Renda, desenvolvido pelo Sescoop/TO. O próximo – Secretária do Lar – será realizado em abril.

O que é Núcleo Feminino?

E um órgão formado por cooperadas, esposas e filhas de cooperados, além de colaboradoras da Coapa e de outras cooperativas.  Trata-se de um órgão consultivo e auxiliar que consiste em um espaço destinado às mulheres suas opiniões. É também um espaço de formação técnica, humana, empreendedora e cooperativista.

O objetivo do Núcleo Feminino na Coapa é contribuir com a sociedade e no desenvolvimento do cooperativismo, sendo palco de ações desenvolvidas pelas mulheres integrantes da família Coapa em prol da comunidade onde está inserida. Conta atualmente com 30 integrantes e faz parte do Projeto Organização do Quadro Social (OQS).