Autoridades assinam Autorização de Contratação de Obras das BRs 010 e 235 em Pedro Afonso

A autorização para contratação de obras nas rodovias BR-010 e BR-235, em Tocantins, foi realizada nesta quinta-feira (10), pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro, no município de Pedro Afonso (TO). Durante a agenda, também foram destacados os principais investimentos no estado.

Trecho das obras

Com a autorização assinada, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) dará início ao processo licitatório das obras de pavimentação. No trecho da BR 010, entre os municípios de Aparecida do Rio Negro e Santa Maria do Tocantins, serão pavimentados 168,7 km de estradas. Já na  BR 235, serão pavimentados 69 km de estrada entre Pedro Afonso e a divisa Maranhão/Tocantins.

"Com certeza, essas obras vão mudar a vida das pessoas dessa região. Estamos dando o aval para que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) possa prosseguir com as ações necessárias para o lançamento dos editais e a efetiva contratação", afirmou o ministro dos Transportes, Valter Casimiro. A expectativa é que a contratação efetiva aconteça no 2º semestre.

Escoamento e mobilidade

Segundo presidente da ATM, prefeito de Pedro Afons Jairo Mariano, que esteve na solenidade, as obras corresponderão a uma demanda histórica da região.

"Não somente Pedro Afonso, mas outros dez municípios tocantinenses serão diretamente beneficiados com as obras aqui contratadas. Trata-se de uma oportunidade única de progresso econômico e social de uma região que se encontra presente dentro de um grande pólo agrícola do país. As obras trarão certamente uma dinâmica de desenvolvimento para a região, com mais escoamento e mobilidade", afirmou Mariano, que falou em nome dos Municípios diretamente beneficiados.

Projetos para o TO

Dentre os projetos citados pelo ministro, está a ampliação e melhorias do aeroporto de Araguaína, com previsão de investimento de cerca de R$ 50 milhões; a obra da Ponte Xambioá; a pavimentação da BR-242; e a concessão, no semestre que vem, da Ferrovia Norte-Sul no trecho de 1.537 km entre Porto Nacional e Estrela D´Oeste, em São Paulo.

A concessão permitirá investimentos estimados de R$ 2,78 bilhões ao longo de 30 anos. A ideia é que, com os investimentos e o empenho do setor privado, toda uma cadeia logística de escoamento da produção do centro-oeste seja impulsionada. (Com informações do Ministério dos Transportes)