
Pecuaristas protestam em frente ao Bradesco de Araguaína contra a peça publicitária do banco intitulada “Segunda sem Carne”. A manifestação consistiu em oferecer churrasco à população da capital do Boi Gordo, na manhã desta segunda-feira, 3.
O protesto a nível nacional teve adesão do Sindicato Rural de Araguaína (SRA). Vídeos e fotos que circulam nas redes sociais mostram várias churrasqueiras com muita carne em frente à agência do Bradesco da Rua Ademar Vicente Ferreira, centro comercial de Araguaína.
“Bradesco, respeite a nossa respeite a nossa agropecuária. Nossa carne é sustentável.” Dizia a faixa de protesto. Em Colinas também houve protesto e um vídeo mostra um homem distribuindo espetinhos na fila do Bradesco da cidade.
Publicidade
Uma propaganda do Bradesco sobre consumo sustentável, que circulou nas redes sociais recentemente, motivou o protesto de pecuaristas em todo o Brasil. Na campanha, sobre um aplicativo do banco que permite que os consumidores calculem a sua pegada de carbono, três influenciadoras dão dicas para reduzir os impactos ao meio ambiente.
Em uma dessas dicas, elas recomendam que os espectadores reduzam o consumo de carne pelo menos uma vez na semana, em um movimento que ficou conhecido como "Segunda Sem Carne".
"A criação de gado contribui para a emissão dos gases de efeito estufa, então, que tal se a gente reduzir o nosso consumo de carne e escolher um prato vegetariano na segunda-feira?", sugerem.
Repercussão
A peça publicitária repercutiu negativamente entre entidades e políticos ligados ao agronegócio. Depois da reação, o banco divulgou uma carta dizendo que "acredita e promove direta e indiretamente a pecuária brasileira e, por conseguinte, o consumo de carne bovina".
Também Bradesco removeu o conteúdo de suas plataformas e divulgou no último dia 24 uma carta aberta reafirmando o seu apoio ao agronegócio brasileiro e lamentando o ocorrido. Também divulgou carta aberta ao Agronegócio.
CARTA ABERTA AO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
Ao longo de seus quase 79 anos de história o Bradesco apoiou de forma plena o segmento do agronegócio brasileiro, estabelecendo parcerias sólidas e produtivas. Tal opção é baseada em sua crença indelével nesse segmento enquanto vetor de desenvolvimento social e econômico do país.
Contudo, nos últimos dias lamentavelmente vimos uma posição descabida de influenciadores digitais em relação ao consumo de carne bovina, associadas à nossa marca.
Importante dizer que tal posição não representa a visão desta casa em relação ao consumo da carne bovina.
Pelo contrário.
O Bradesco acredita e promove direta e indiretamente a pecuária brasileira e por conseguinte o consumo de carne bovina.
Diante do ocorrido, medidas foram imediatamente tomadas incluindo a remoção do conteúdo de ambiente público, e, além disso, ações administrativas internas severas.
Dessa forma, reiteramos nossa lamenta pelo ocorrido e reforçamos mais uma vez nossa crença irrestrita na pecuária brasileira.