Em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa na manhã desta segunda-feira (9) o governador eleito Mauro Carlesse (PHS) tomou posse para o mandato tampão, assim como o vice, Wanderlei Barbosa (PHS). A sessão de posse foi conduzida pela presidente da Casa de Leis, Luana Ribeiro (PSDB), que deu início aos trabalhos "em nome de Deus".
Empossado, Carlesse fez o primeiro pronunciamento como governador, agradeceu nominalmente a todos os deputados, independente quem o apoiou ou não na eleição. Ele também defendeu a união dos poderes em prol de um Tocantins melhor, com mais oportunidades a todos.
-- Fico feliz de estar hoje no Executivo, junto com vocês [deputados] e precisando de vocês para que a gente conduza esse estado. Não é só o executivo, é o legislativo também e os outros poderes, juntos, fazendo que esse estado seja diferente. Seja um estado que realmente que o povo pode se sentir protegido, o povo pode se sentir importante, se sentir com saúde e alegria. E fazer com que seus filhos cresçam com oportunidades.
Wanderlei
Após a posse, o vice-governador Wanderlei Barbosa agradeceu ao voto de confiança do povo tocantinense e disse que assumiu uma nova missão. "De tirar aqueles que estão nos corredores dos hospitais, de recuperar as rodovias, de melhorar a educação deste estado. (...) comprometido com o desenvolvimento." Ressaltou .
Suplentes
A cadeira de presidente da AL, ocupada por Mauro Carlesse, ficou agora com a vice Luana Ribeiro, primeira mulher a comandar a Casa de Leis e a única no Brasil a frente do legislativo.
Já na vaga de deputado de Carlesse, assumiu a suplente Solange Dualibe (sem partido), esposa do ex-prefeito de Palmas, Raul Filho. A vaga de Wanderlei Barbosa, que também precisou renunciar ao cargo, foi ocupada pelo suplente Stalin Bucar (PR).
3º mandato tampão
Carlesse é o terceiro governador do Tocantins a assumir mandato tampão, mas o único a ser eleito pelo voto popular. Em outubro de 2009 a Assembleia Legislativa, elegeu o deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB) para exercer o mandato tampão de 14 meses, no lugar do governador Marcelo Miranda (PMDB), cujo mandato foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Já em 2014, o presidente da AL, Sandoval Cardoso (SD) assumiu o mandato tampão entre abril e dezembro do mesmo ano. Isso porque o governador eleito, Siqueira Campos e o vice, João Oliveira, renunciaram aos mandatos. Entretanto, Gaguim e Sandoval não foram eleitos na eleição seguinte.
Neste ano, Carlesse assumiu interinamente o governo após a segunda cassação de Marcelo Miranda e foi eleito na eleição suplementar, para mandato tampão que vai até 31 de dezembro de 2018.
Leia+http://araguainanoticias.com.br/noticia/45143/carlesse-e-wanderlei-sao-diplomados-pelo-tre-to-para-assumir-mandato-tampao-ate-dezembro/