Fernando Almeida e Ramila Macedo

Os moradores do Setor Costa Esmeralda em Araguaína, empreendimento do Minha Casa Minha Vida, não receberão mais a conta de energia em casa. A notícia veio durante a entrega dos talões neste mês de abril. Segundo um panfleto da Energisa, o motivo é a falta de serviço postal dos Correios.

“Prezado (a) Cliente, verificamos que sua residência está situada em um local que não é atendido pelo serviço Postal dos Correios. A Energisa Tocantins não faz faturas neste local” diz o comunicado. Segundo a concessionária, a medida está amparada pelo Art. 122 da Resolução 414 da Aneel.

A empresa apenas deixa duas opções para os consumidores. A primeira delas é ligar no SAC 0800 721 3330 e solicitar o envio da fatura por e-mail. E a segunda é se dirigir ao centro da cidade e pegar o talão de energia na sede da empresa.

Reclamações

A medida pegou de surpresa os moradores que desaprovaram de cara. A moradora do Costa Esmeralda III, Audiléia da Conceição Oliveira Tavares, reclamou que a falta do serviço postal não justifica a suspensão de entrega. “Tá no papel que é pra ir buscar a fatura porque é muito difícil aqui pra Correio. Mas não era o correio que trazia, né?” questionou acrescentando que agora vai ficar ainda mais difícil.

Segundo moradores, a entrega das faturas sempre foi feita por profissionais da empresa. Carla Pereira, disse que achou um absurdo e adiantou que vai a sede da empresa para reclamar da falta do serviço. “Eles mandaram aqui um papel dizendo que o serviço é dos correios. Mas não é, esse serviço é deles. Sempre em todo lugar quem entregou mesmo é o pessoal da empresa. Aqui é tão longe e ainda a gente tem que tá indo buscar?”

Versão dos Correios

À reportagem, a assessoria dos Correios informou que as 76 quadras do Setor Costa Esmeralda já possuem o CEP (Código de Endereçamento Postal). Segundo os Correios, os códigos foram criados ainda no final do ano passado e já estão disponíveis no site da empresa. Inclusive, enviou uma lista com o número do CEPs de cada quadra do Setor. Confira (aqui)

Energisa não respondeu

O Araguaína Notícias também entrou em contato com a Energisa para saber qual o motivo da suspensão, considerando que o serviço é feito desde a inauguração do bairro, mas até o fechamento da matéria não houve resposta. O Costa Esmeralda é formado por 1.788 unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida.