
Mesmo diante de vaias da população e felicitações de ano novo, a Câmara de Araguaína aprovou em 3ª votação a atualização na Lei de Contribuição de Melhorias, na manhã desta sexta-feira (28). O placar ficou 11 votos a favor e 3 contrários, com duas faltas.
Assim que a Câmara abriu as portas, populares encheram o auditório do plenário para acompanhar a votação. Indignados, eles acompanharam as discussões entre vereadores sobre os prós e contras, mas sem direito a se manifestar.
O presidente da Casa de Leis, vereador Ferreirinha, colocou a matéria para apreciação e o resultado de ontem se repetiu. O painel da câmara mostrou como votou cada vereador.
Terciliano Gomes, Enoque Neto e Carlos Silva votam contra a matéria. O presidente da Casa só votaria em caso de empate. Gideon Sares e Wagner Enoque não estavam presentes.
A aprovação já era esperada, mas a população presente vaiou quando o presidente Ferreirinha anuniou resultado da votação e desejou: "Feliz ano Novo". Contudo, o sistema de vídeo que transmite a sessão pelas redes sociais cortou o áudio e só quem estava em plenário continuou a ouvir as vaias.
Marabá, moto taxista em Araguaína há dez anos, demonstrou indignação com a aprovação da matéria de autoria do Executivo. "Mais uma vez [ficou] comprovado que o Ronaldo faz o que quer com essa bancada de vereadores, a maioria tudo omissa. (...) Esse aí [resultado da votação] não representa nem 10% da população. (...) É mais um golpe [na] população de Araguaína."
Segundo a prefeitura, a atualização da Lei de Contribuição de Melhorias se faz necessária para o desenvolvimento da cidade. Isso porque moradores de bairros podem solicitar a antecipação de asfalto, praça ou qualquer benefício para a comunidade. O valor será rateado entre os moradores e os casos isentos serão custeados pela prefeitura.