Notícias

Entrega de habilitação para condutores de embarcações de Araguaína inicia nesta sexta, 19

No Complexo Poliesportivo Pedro Quaresma, mais de 120 documentos serão entregues por meio do Atendimento Itinerante da Marinha do Brasil. Nos dias 20 e 21, as equipes estarão no Garimpinho

O horário de atendimento nesta sexta-feira, 19, é das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30.
Foto: Marcos Sandes/Ascom

Araguaína recebe novamente a Capitania Itinerante da Marinha do Brasil, desta vez a equipe estará entregando as carteiras de habilitação de amadores e a segunda via do título de embarcações, do dia 19 a 21 de agosto. Mais de 120 documentos foram solicitados pelos condutores nos meses de abril e janeiro, por meio desse projeto que leva o atendimento da sede em Palmas para as cidades do Tocantins.

“Araguaína está próxima dos rios Araguaia e Tocantins, por isso frequentar as praias e conduzir as embarcações é uma prática comum entre os moradores. Recebermos esse suporte da Marinha é fundamental para habilitar a população, promover segurança e fortalecer essa cultura”, afirmou o secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Zeca de Oliveira.

As documentações solicitadas pelos moradores serão entregues nesta sexta-feira, 19, no Complexo Poliesportivo Pedro Quaresma, próximo a Via Lago. Os horários de atendimento são das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30.

Ainda no final de semana, nos dias 20 e 21 de agosto, a Marinha estará na Praia do Garimpinho, povoado localizado a 145 km de Araguaína. Os condutores de embarcações poderão retirar os documentos ou carteiras, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas.

Mais serviços

Além das entregas, nos locais a população poderá contar com informações sobre os serviços cartoriais prestados pela Capitania Itinerante. Começando por quem pretende se inscrever e renovar o documento de embarcação; renovar a CHA e também na categoria motonauta (necessária para conduzir moto aquática nos limites da navegação interior).

Os moradores interessados também poderão contar com esclarecimentos sobre a CIR (Caderneta de Inscrição e Registro), documento de habilitação, identificação e registro de dados pessoais do aquaviário para que o portador possa viajar com a embarcação.

Ação itinerante

Esta é terceira vez neste ano que o Projeto Capitania Itinerante da Marinha atua em Araguaína. Em janeiro, as equipes ministraram o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público para os servidores públicos. No mês de abril, os profissionais estavam realizando a renovação da CHA, inscrição e emissão da segunda via do título de embarcações.