Estudantes da rede estadual de ensino em Palmas se preparam para participar do desfile cívico-militar de 7 de Setembro, dia em que é celebrado a Independência do Brasil. O desfile em Palmas é organizado pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura e será realizado no próximo domingo, na região sul de Palmas, a partir das 18 horas.
Mais de 600 estudantes do Colégio da Polícia Militar (CPM), da Escola Estadual Liberdade e dos Centros de Ensino Médio (CEM) de Taquaralto, Santa Rita de Cássia e São José vão participar da programação na Avenida Tocantins, em Taquaralto. Também participam do desfile estudantes da rede municipal da Capital, corporações da Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros, 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro e da Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins (Marinha).
Estudantes de Palmas ensaiam para o desfile de 7 de setembro, que será realizado na Av. Tocantins, em Taquaralto. Foto: Lucas Nascimento/Seduc |
Entre as escolas que vão fazer parte do desfile, o CPM contará com a participação de cerca de 300 alunos, com formação de três companhias e apresentação da banda e fanfarra da escola. Para o desfile, estudantes e professores se preparam há cerca de dez dias, segundo a chefe do corpo de alunos do colégio, tenente da PM Flávia Roberta Pereira de Oliveira. “Nós começamos ensaiando com as turmas, depois com as companhias e agora, na reta final, estamos fazendo um treino geral. O desfile é importante para manter a tradição, principalmente dentro dos princípios militares. Os nossos alunos gostam, participam e levam a sério”, frisou.
Amanda Martins, aluna do 1° ano do ensino médio do CPM, disse estar ansiosa para desfilar. Para ela, estar entre os 66 selecionados das seis turmas de 1º ano é muito importante. “São escolhidos os que marcham melhor, que marcam passo, e estou entre eles. Sei que, quando estiver na avenida, a emoção será muito grande, não vejo a hora de começar”, completou.
O Centro de Ensino Médio de Taquaralto também se prepara para a apresentação no próximo domingo, 7. Ao todo, cerca de 150 alunos se apresentarão divididos em pelotões que representam as quadrilhas juninas, os indígenas e o esporte. A banda e a fanfarra da escola também vão participar com uma homenagem a Luiz Gonzaga e Dominguinhos, “Eles tem tudo a ver com a cultura do país e a data é oportuna para fazer esta homenagem. Ensaiamos durante todo o ano, mas nosso foco é o desfile de 7 de Setembro e a expectativa é a melhor possível; este ano teremos a participação da nossa comunidade, vai ser muito legal”, espera o regente da Fanfarra, Felipe Gavas, ex-aluno da escola.
Para a diretora do CEM Taquaralto, Eliane Caetano Mendonça, a participação escolar em eventos cívicos como o desfile de 7 de setembro contribui para a formação cidadã dos estudantes. “Os alunos estão empenhados e contentes em fazer parte deste momento cívico. Esta é uma data importante, é tradição, estamos nos preparando para o desfile que neste ano será na nossa casa, aqui em Taquaralto”, acrescentou.