Serão autografados nesta terça-feira, dia 9 de junho, às 19h30min, no auditório da Diretoria Regional de Educação - DRE de Miracema, três livros com textos do escritor Pedro Albeirice, que viveu em Araguaína e hoje está radicado naquela cidade.
São eles: Leitura, Livro Infantil e outras Conversas; Crônicas do Tocantins e outras Viagens; e Viagem pela Escrita.
O primeiro é a reunião de microartigos espalhados pelo autor em jornais de quatro Estados e ao longo de mais de dez anos, enfocando principalmente a literatura infantil, a leitura, a tradução literária e temas afins.
O segundo é uma coleção de crônicas publicadas em jornais do Tocantins (sete delas publicadas em Araguaína) mas também engloba algumas raridades, como a sua primeira crônica (publicada em jornal aos dezessete anos de idade) bem como experiências de suas viagens como pesquisador acadêmico na Bélgica e no Canadá.
"Viagem pela Escrita" possui diversos poemas e um conto de sua autoria. É um livro-antologia da Editora PoeArt, do Rio de Janeiro que homenageia o escritor tocantinense com nome na capa e publicação de sua biografia e bibliografia, apresentando ilustração com fotos do autor desde a infância até suas recentes viagens internacionais de cunho acadêmico.
O autor é professor de português e literatura há 34 anos, 11 dos quais no Tocantins, tendo lecionado nos cursos de Letras da UFTA em Araguaína e Porto Nacional, Pedagogia em Palmas e, mais recentemente, Pedagogia em Miracema, cidade onde reside. Albeirice é mestre em LinguÍstica espanhola e literatura brasileira e tem doutorado com enfoque em Tradução Literária. Sua experiência inclui períodos em que foi professor visitante na Universidade de Malta e na prestigiada University College Dublin, da Irlanda.
O nome de Albeirice é muito lembrado no norte do Tocantins, onde atuou na imprensa escrita e também na televisão (foi âncora de um telejornal por algum tempo e apresentava dicas de leitura numa emissora local). Destacou-se como professor de Literatura Brasileira, Americana, Inglesa, e Estilística no campus local da UFT. Ele foi coordenador do curso de Letras durante o período da transição UNITINS-UFT. Seu plano inicial era permanecer em Araguaína, mas em 2007 elegeu-se Diretor do campus da UFT naquela cidade. A esposa, Marceli Albeirice, é Enfermeira formada no ITPAC e acabou consolidando carreira na Primeira Capital do Tocantins, coordenando há vários anos a Atenção Básica e a Saüde da Família do município, além de ser professora na Faculdade Objetivo, Fapal, em Palmas.
"Araguaína jamais saiu do nosso coração. Tenho saudades e venho quando posso ver os amigos". Sobre se voltaria a morar na Capital do Boi Gordo, ele diz: "Deus é quem sabe. O curso de Letras da UFT no Cimba é grande destaque, com mestrado e doutorado. Minha esposa é mestre e doutoranda em Saüde Pública. Por enquanto, estamos cumprindo nossa missão em Miracema, mas o futuro a Deus pertence."