Notícias

Esposo de professora que morreu em Araguaína com Covid-19 reclama que queriam cremar o corpo

Professora de Axixá faleceu depois de sete dias do primeiro atendimento.

Francisca Landim (43 anos) faleceu devido as complicações da Covid-19
Foto: Divulgação

A professora Francisca Landim  Sousa Lima (43 anos) faleceu  na UTI do Hospital Dom Orione de Araguaína (HDO) na manhã da última segunda-feira (11), por complicações da Covid-19. A informação ainda não confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), no Boletim Epidemiológico Covid-19.

Francisca estava licenciada da função de professora, tinha problemas respiratórios e morava em Axixá. Era mãe de três filhas, sendo uma de seis anos, e casada há nove anos com Cleomar Vital Lima (42 anos.)

O esposo relatou que ela procurou o hospital da cidade após apresentar sintomas da doença. Foi atendida dia 4 de abril no Hospital Regional de Augustinópolis (HRU), depois transferida para o Hospital Regional de Araguaína(HRA). De acordo com Cleomar, o primeiro teste deu negativo para covid-19 e o segundo o resultado foi positivo. Mas, como foi realizado a contra-prova e o resultado ainda não saiu, o caso dela ainda não foi oficializado como morte por covid-19.

No último domingo, segundo a família, ela foi levada para o Hospital Dom Orione (HDO).  Com sete dias depois do primeiro atendimento, ela morreu na UTI do HDO na manhã da última segunda-feira, 11. Além da dor e sofrido devido a tantas transferências, a família enfrentou a burocracia para liberar o corpo.

Cleomar relatou que precisou ligar em Palmas e conseguiu retirar o corpo da esposa só à noite do Hospital de Araguaína, pois seria cremado. “O que mais nos chateou era que queriam cremar o corpo. (...) Isso me deixou muito triste, muito revoltado mesmo.”   

Ele contou que precisou gastar cerca de R$ 2.500 para uma funerária levar o corpo até a cidade onde morava, Axixá, onde foi sepultada. “Minha indignação é essa, que estão recebendo o dinheiro para deixar as pessoas morrerem e serem extorquidos por funerárias.” Desabafou o esposo enlutado.