Eco Parque Cimba
Foto: Marcos Filho/Ascom Prefeitura

É normal que pessoas que nasceram e cresceram na mesma região desejem usar o local como tema de seus trabalhos na escola e faculdade. No ensino superior, usar a sua cidade natal como tema do TCC (trabalho de conclusão de curso) é uma forma de homenagear o município e se aprofundar sobre um certo aspecto de lá.

 

Mais do que isso, um projeto de tcc pronto exemplo pode trazer impactos reais na cidade, como servir de base para uma proposta de lei ou como um estudo que guiará políticas públicas em prol da melhoria da vida dos moradores da região.

 

Em cidades menores, como Araguaína, esse tipo de trabalho é ainda mais legal de se produzir, porque é mais fácil escolher temas que realmente possam trazer frutos para a comunidade. Se ainda não sabe como produzir um TCC e quais assuntos relacionados à região podem ser utilizados, confira na matéria a seguir!

Como eu monto a estrutura de um TCC?

O TCC pode parecer um projeto complexo, mas ele é muito mais simples do que parece. O objetivo é que o aluno prestes a se formar mostre que aprendeu tudo o que foi ensinado ao longo do curso, em uma primeira parte teórica, antes de elaborar a etapa prática.

 

Na primeira delas, o foco é na dissertação, mas esta é bem diferente de uma dissertação de vestibular. Aqui, você defende o seu projeto e mostra como serão aplicados os conceitos teóricos aprendidos durante as diferentes aulas do curso. Depois, vem a parte mais interessante, onde o projeto sai do papel e é produzido na prática.

 

Como falamos, Araguaína é uma cidade rica e cheia de história. Por isso, em quase todos os cursos o estudante pode encontrar algum tema relacionado à região que se encaixe à sua área de atuação.

Como Araguaína pode servir de tema para seu TCC?

  • Economia

  • Saúde

  • Educação

  • Turismo

  • Geografia

  • História

Economia

Araguaína é um centro econômico importante do Tocantins. A agropecuária representa um mercado gigantesco da região, a cidade vem recebendo capital imobiliário nos últimos anos e vive bem de áreas como comércio, silvicultura e energia. Com tantas riquezas e desenvolvimento atual, é fácil escolher um deles e aplicar à sua área de conhecimento.

Saúde

A saúde é referência em Araguaína. Isso, por si só, já abre um enorme leque de opções de assuntos a serem abordados sobre o tema. Além disso, em tempos de pandemia, é importante encontrar temas relacionados ao coronavírus que possam explicar quais foram os impactos desde 2020 que a cidade sofreu por conta do momento.

Educação

Araguaína não é referência apenas no Tocantins, como também para as regiões Norte e Nordeste. São nada menos do que cinco universidades na cidade que atrai estudantes de outros municípios e estados. Além dos impactos sócio-econômicos que isso traz para a região, dá também para usar de tema como isso acelerou o desenvolvimento, por exemplo.

Turismo

O turismo ecológico é um dos principais atrativos de Araguaína, e isso oferece um dos temas mais atuais do momento: preservação ambiental. Como explorar um mercado turístico sem agredir o meio-ambiente é um dos assuntos que mais pode servir de base para o seu TCC.

 

Além disso, o crescente número de universidades faz da cidade um reduto universitário importante que atrai outro tipo de público para o município. Quais os impactos e mudanças disso? Isso você desenvolve no seu trabalho!

Geografia

Araguaína está localizada entre os rios Tocantins e Araguaia, está próximo do Pará e Maranhão e pertence à região MATOPIBA. Isso traz várias possibilidades de temas de TCC voltados ao planeta e sobre a interação humana com ele. Isso, inclusive, vai de encontro com os temas ambientais e como tirar o melhor proveito sustentável dos seus recursos.

História

Desde o processo de colonização no Século XIX, passando pelo seu estabelecimento como cidade, até chegar a se consolidar como um dos municípios mais importantes do Tocantins, Araguaína oferece uma história riquíssima, com personagens e momentos marcados para sempre.

 

Isso ajuda a entender o povo, seus costumes, suas origens e até mesmo como tudo isso culminou na cidade conhecida como Capital do Boi Gordo, por conta da sua importância no agronegócio brasileiro.

Aproveite tudo isso para encontrar o tema histórico que se adapte ao seu ramo de estudo e prepare um TCC nota 10 sobre o município que é referência no Norte do Brasil!