Intensa rotina de estudos, levou o aluno Herbert a alcançar 900 pontos na redação do Enem.
Foto: Seduc / Gov. TO

O apoio da mãe, a professora Lucineia Ferreira de Souza, foi fundamental na vida do estudante Herbert Pereira Souza, 17 anos, concluinte do ensino médio da Escola Estadual Salmon de Amaral Brito, de Lagoa do Tocantins. Herbert foi um dos estudantes tocantinenses que alcançou nota 900 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Minha mãe, além de me incentivar, é uma grande fonte de inspiração”, explicou.

Mesmo trabalhando - Herbert faz serviços na área de agrimensura - ele elaborou uma intensa rotina de estudos. Acordava cedo para fazer as tarefas escolares e, das 14h às 22h, Herbert se dedicava aos estudos para o Enem. “A cada hora de atividade eu tirava de 10 a 15 minutos para relaxar”, revelou.

Sobre o excelente desempenho na redação, o estudante disse que alcançou os 900 pontos graças às videoaulas. “Assisti a muitos vídeos sobre estrutura do texto, desenvolvimento da redação e suas competências e isso me ajudou bastante a ter um bom desempenho”, frisou.

Na mesma escola, o estudante Glauber Rocha Corado também alcançou a nota 900 na redação do Enem.

Para a diretora da escola, Cleidiane Pinto de Oliveira, essas conquistas dos alunos são importantes para o trabalho realizado pela equipe escolar. “Mesmo diante das dificuldades do ano de 2020, com a falta de acesso a tecnologias educacionais, a falta das aulas presenciais, nossos alunos mostraram que, com garra e determinação, podemos ir a qualquer lugar. Esse resultado representa orgulho para todos nós da escola”.

O tema da redação para as provas impressas no Enem edição 2020 foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.