Notícias

Estudantes de medicina realizam lava-pés e curativos em mutirão para população de rua em Araguaína

Acadêmicos de medicina da Facit realizam lava-pés e curativos em pessoas em situação de rua durante o 3º Mutirão Pop Rua Jud, na Escola Jardenir Jorge Frederico, em Araguaína; evento também ofereceu emissão de documentos, varal solidário e casamento comunitário.

Estudantes de medicina da Facit realizam lava-pés em pessoa em situação de rua durante o Mutirão Pop Rua Jud, na Escola Jardenir Jorge Frederico, em Araguaína
Foto: Cecom/TJTO

Associado ao Cristianismo e atribuído a Jesus Cristo como símbolo de humildade, abnegação e amor ao próximo, o gesto bíblico de lava-pés ganhou sentido medicinal durante a 3ª edição do Mutirão Pop Rua Jud, realizado nesta sexta-feira (17/4) na Escola de Tempo Integral Jardenir Jorge Frederico, no Setor Maracanã, em Araguaína.

Coordenados pela professora Ana Paula Gonçalves Lacerda, cerca de 200 estudantes do primeiro e segundo períodos do curso de medicina da Faculdade de Ciências do Tocantins (Facit) oferecem o serviço de lava-pés como parte do pacote de atendimento médico do evento.

Entre as 44 pessoas em situação de rua que buscaram atendimento no evento até o meio da tarde, Joseni Maria Santos Dias, de 50 anos, é uma das beneficiadas com o atendimento dos alunos de medicina. Ela passou pelo banho solidário no espaço reservado na escola, passou por serviços de fornecimento de documentação e pelo varal solidário, onde escolheu blusas e saias. "Peguei kit de higiene, fiz maquiagem e curativos", disse a moradora de 50 anos, que se abriga próximo à Praça das Nações.

Os curativos a que se refere aliviaram os seus pés rachados. “É a primeira vez que vejo esse atendimento, todos bem prestativos, todos trabalhando corretamente para fazer o curativo, ficou bem limpinho e vai cicatrizar”.

Segundo a professora Ana Paula, a faculdade considera “importantíssimo” que o aluno desde o primeiro período”saiba da importância de ajudar, de ser voluntário, de poder contribuir na vida da sociedade”.

Entre os serviços oferecidos pela equipe estão aferição de pressão, teste de glicemia, medição, peso e o lava-pés, uma preocupação da equipe com o que pode ser a entrada de muitas doenças. “Nós trouxemos também a parte do lava-pés para que a pessoa  se sinta mais confortável, mais tranquilo, mais acolhido e a gente também faz a parte curativos, porque as pessoas em situação de rua têm muitas feridas nos pés porque caminham muito, às vezes até descalço”.

"A intenção realmente é sempre ajudar e trazer essa ideia para nosso aluno de que não é só a técnica; tem que ser humano, tem que se preocupar com o próximo", completou a mestra.

Joseni (esq), Paulo Ricardo e Rose Maria optaram por almoçar no palco durante Pop Rua Jud. Foto: Lucas Nascimento

Paulo Ricardo de Nogueira, de 32 anos, também recebeu o lava-pés. “Muito bem feito e eu tava precisando”, disse. Habitante das ruas do centro de Araguaína, ele relatou que também conseguiu a cópia de sua certidão de nascimento, com a qual fez os documentos de identidade e CPF. “Muito bom esse atendimento, tudo tá resolvido”, disse, a caminho da cantina para receber alimentação. “Agora nós vamos comer”.

Rose Maria, de 53 anos, também vive nas proximidades da Praça das Nações e destacou os serviços recebidos de manicure, pedicure, lava-pés e roupas recebidas no varal solidário.  “É maravilhoso pra nós que mora na rua e tá tudo certo, é como fazer compra que Deus deu a benção que tão fazendo tudo pelos nossos direitos”, disse. “Eu estou limpinha, andando limpinha, com essas roupinhas, então tá tudo bom”.

Rose Maria disse que andava "limpinha" no Pop Rua Jud. Foto: Lailton Costa

Os atendimentos do Pop Rua Jud vão até às 17 horas, com atendimento jurídico, emissão de documentos, serviços de saúde e ações de cidadania oferecidos pelas instituições públicas e privadas parceiras da força-tarefa que busca garantir acesso a direitos básicos. A programação inclui ainda casamento comunitário, marcado para às 18 horas com 80 casais. A cerimônia será no auditório da escola.