Policiais cumpriram mandados na Câmara Municipal de Augustinópolis.

Com autorização Judicial, a Polícia Civil grampeou os celulares dos vereadores de Augustinópolis durante 30 dias. A interceptação começou dia 4 de dezembro de 2018, identificou 16.444 contatos entre os parlamentares e resultou num relatório de 120 páginas com transcrição de diálogos. Eles discutiram valores, falaram de empregos na prefeitura e reclamavam dos atrasos da "mesadinha".

Nem toda a conversa foi gravada, pois a maioria das chamadas erem feitas pelo WhatsApp, que é criptografado. Mesmo assim, a polícia flagrou os "deslizes" dos vereadores comentando os conchavos.

Segundo a PC, a data do pagamento era a partir do dia 20 e o valor dependia da influência política do vereador: oscilava entre R$ 1 mil e R$ 8 mil.

Porém, dia 24 de dezembro, às vésperas do natal, a PC interceptou ligações em que, por deslizes, vereadores comentavam sobre o atraso da possível mesadinha.

Em um dos diálogos com o colegaAntônio Silva Feitosa, a vereadora Ângela  Maria Silva Araújo comenta. "Rapaz, moço, hoje já é vinte e quatro. Os vereadores tudinho precisando daquilo."

Depois de advertida para não falar por telefone, Ângela diz que se refere a um documento. Em outro trecho, no dia 24, o vereador Edivan Neves da Conceição fala com o colega Wagner Mariano Uchôa. "Eu tô doido pra pegar esse negócio lá hoje, tô agoniado." Wagner, assim como Angela, também diz se tratar de um documento.

Segundo a PC, os diálogos versam "as conversações essencialmente sobre conchavos políticos e cobrança para o pagamento de vantagens indevidas".

Diante das evidências, a Justiça decretou a prisão de 10 dos 11 vereadores da cidade. Sete foram presos e três estão foragidos.

A Reportagem não conseguiu contato com os citados na matéria, mas o espaço permanece aberto.

Leia +

http://araguainanoticias.com.br/noticia/53537/vereadores-recebiam-mesadinha-conforme-influencia-politica-e-o-valor-chegava-ate-r-8-mil-mensais/

http://araguainanoticias.com.br/noticia/53513/justica-decreta-prisao-de-10-dos-11-vereadores-de-augustinopolis-pc-cumpre-os-mandados/