Fernando Almeida
Ocorreu na noite desta terça-feira, 04, no Campus Cimba da UFT em Araguaína, a cerimônia de abertura do Abralin em Cena no Tocantins, evento da Associação de Linguística do Brasil (ABRALIN). A conferência cientifica reúne nove pesquisadores da Região Norte do Brasil da área da linguística para debater o ensino de língua nas escolas de educação básica.
Na palestra de abertura, a pesquisadora do CNPq e professora da Unicamp Inês Signorini abordou o tema “Que demandas nos trazem os ‘incluídos’ da Internet?” . Na oportunidade, Signorini falou sobre o desafio do professor de língua ao avaliar o aluno que, por exemplo, utiliza o ‘internetês’ numa redação.
Segundo a organização, o evento congrega pesquisadores de diferentes regiões do Brasil para compartilhar suas pesquisas. “Estamos aqui para discutir o que está sendo produzido no Brasil e principalmente conhecimento linguístico no tocante ao ensino de língua,” explicou o professor da UFT Wagner Silva, coordenador do Abralin.
A professora Dra. Janete Santos, também da UFT, destacou a importância do debate científico. “Estamos fazendo uma interlocução entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa. (...) O diferencial desse encontro é que a nossa proposta é realmente refletir sobre as questões das pesquisas que fazemos nas academias e como elas podem contribuir com a educação básica”.
O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, do Campus Cimba da Universidade Federal do Tocantins em Araguaína e acontece nos dias 4, 5 e 6 de novembro.