Ex-governador Siqueira Campos morre aos 94 anos.
Foto: Pedro França/Senado

O ex-governador e criador do estado do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, faleceu às 19h25 desta terça-feira (4), aos 94 anos. Ele estava internado desde o dia 29 de junho, na UTI de um hospital particular em Palmas e não resistiu após uma infecção generalizada. A informação foi confirmada pelo filho, Eduardo Siqueira Campos. 

Ainda não há informações sobre o velório e o enterro.

Internado desde o a última quinta, 29 de junho, o ex-governador teve uma piora do quadro de saúde após ser diagnosticado com quadro infeccioso (septicemia) e crise renal aguda.

Em nota, a família Siqueira Campos agradeceu a todos pelo carinho, solidariedade e orações. 


Biografia

Foto: Museu Palacinho


Siqueira Campos nasceu no Crato (CE) em 1º de agosto de 1928, viveu nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Pará e Goiás até se fixar no interior norte-goiano, onde elegeu-se vereador em Colinas do Tocantins de 1965 a 1967.

Saiu do município para fazer campanha na capital, Goiânia, e ser eleito deputado federal. Pela arena, exerceu três mandatos entre 1971 a 1983, depois, reelegeu-se pelo PDS para o mandato 1983 a 1987 e, neste ano, pelo PDC, elegeu-se para a legislatura que promulgou a Constituição Federal de 1988.

A Carta criou o Estado do Tocantins a partir do artigo 13 das disposições transitórias. Renunciou ao mandato de deputado Federal na 48ª Legislatura, entre 1987 e 1991, para assumir o cargo de governador do Estado do Tocantins no dia 1º de janeiro de 1989, na primeira de suas quatro passagens à frente do Poder Executivo estadual.

Em 2018 voltou às urnas na suplência de senador. Em sua última atuação política de mandato, assumiu 
interinamente o Senado em julho de 2019, quando Eduardo Gomes se licenciou.