Política

Ex-governador Mauro Carlesse se filia ao Agir para concorrer ao Senado

O prazo para janela partidária terminou no dia 1º de abril.

A assessoria de Carlesse não informou a data exata de quando a filiação aconteceu.
Foto: Esequias Araujo

O ex-governador do Tocantins, Mauro Carlesse, se filiou ao novo partido Agir para disputar as próximas eleições. A pretensão é concorrer ao Senado Federal. Neste ano, os candidatos irão disputar apenas uma vaga para o cargo de senador.

Carlesse venceu o pleito estadual em 2018, mas renunciou ao cargo no Executivo no mês passado para se livrar do processo de impeachment que estava sendo votado na Assembleia Legislativa.

As Eleições em 2022 estão previstas para 2 de outubro. O prazo para janela partidária terminou no dia 1º de abril. A votação será para deputados estaduais e federais, senador, governador e presidente da república.

A assessoria de Carlesse não informou a data exata de quando a filiação aconteceu, mas disse que a entrada dele na sigla aconteceu dentro do prazo legal.

O Agir nasceu em substituição ao Partido Trabalhista Cristão (PTC). A mudança ocorreu no dia 31 de março, quando o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, a alteração estatutária do PTC para mudar o nome da sigla, que passou a se chamar Agir.

No Tocantins, o presidente é Sebastião Albuquerque, que atuou como chefe de gabinete e presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) no governo Carlesse.