O ex-governador do Tocantins, Sandoval Cardoso, se entregou à Polícia Federal em Palmas no início da noite desta quinta-feira, 13.  A prisão dele foi decretada, mas Sandoval não havia sido  encontrado por agentes da federal durante todo o dia.  Agora, ele ficou preso na capital.

Segundo o G1 Tocantins,   Sandoval chegou na sede da PF na capital, juntamente com advogado, dirigindo um carro de passeio.  Agora está prestando depoimento e depois será levado para Casa de Prisão Provisória de Palmas.

O também ex-governador do Tocantins, Siqueira Campos,  foi conduzido à sede da PF de Palmas (TO), por volta das 9h00, onde prestou depoimento. Já o filho dele, deputado estadual Eduardo Siqueira Campos, sofreu uma leve paralisia numa parte do rosto e foi hospitalizado.

A investigação da PF apontou um esquema de direcionamento de licitações  envolvendo órgãos públicos de infraestrutura e agentes públicos do Tocantins, nos anos de 2013/2014. Segundo a PF, as obras foram custeadas recursos  na ordem de R$ 1,2 bilhão de empréstimos do Estado junto ao BNDES e Banco do Brasil.

Estimativa da PF é  que o prejuízo aos cofres públicos gire em torno de 25% dos valores das obras contratadas, o que representa aproximadamente R$ 200 milhões de reais.

Operação

Participam da operação cerca de 350 policiais federais. Ao todo estão sendo cumpridos 113 mandados judiciais expedidos pela Justiça Federal sendo, 19 mandados de prisão temporária, 48 de condução coercitiva e 46 de busca e apreensão nas cidades de Araguaína, Gurupi, Goiatins, Formoso do Araguaia, Riachinho e Palmas, no Tocantins.

Em Goiás, nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis. No Maranhão, em São Luís, Governador Nunes Freire e Caxias. Também estão sendo cumpridos mandados em Belo Horizonte/MG, São Paulo/SP, Brasília/DF e Cocalinho/MT.