Derrotado na eleição para presidência da Câmara Municipal de Araguaína, o vereador Marcus Duarte (PSD) anunciou seu licenciamento do Legislativo nesta segunda-feira (03/02) para assumir a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Mas, antes de deixar o cargo, causou polêmica ao cobrar publicamente dinheiro emprestado aos colegas durante a sessão de abertura do ano legislativo.
Ao usar a palavra, Duarte ressaltou que sempre gosta de cumprir seus compromissos, mas admitiu ter pendência com um colega não identificado.
“Não tenho nenhuma conta, salvo com um vereador que está aqui, que falta nós sentarmos para acertar algumas contas, que eu estou devendo”. Em seguida, invertendo o papel, revelou que alguns colegas estavam devendo dinheiro a ele e emitiu um ultimato, com prazo de 48 horas para os devedores acertaram as contas com ele.
"Eu pago minhas contas no comércio, eu pago minhas contas políticas. Alguns vereadores estão [me] devendo e eu gostaria que o quanto antes, em 48 horas, procurassem meu advogado para acertar as contas e evitasse de eu voltar aqui para cobrar todos os dias. É muito ruim um parlamentar não pagar aquilo que deve, portanto, pague suas contas, os compromissos.
A cobrança ainda foi além. "Se tiver alguma dúvida da legalidade ou talvez esqueceu, porque quem deve, às vezes, tem a desculpa de esquecer, mas o cobrador não tem. Então, eu gostaria que cumprisse com o compromisso e pagasse aquilo que outrora foi emprestado". Finalizou o ex-presidente da Câmara.
Repercussão
A cobrança de Marcus Duarte repercutiu e gerou reações de imediato. O vereador Coronel Israel protocolou a abertura de um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar conduta do colega Marcus Duarte.
“Estou aqui, protocolando um ofício ao presidente da Câmara Municipal de Araguaína, solicitando abertura de procedimento administrativo, a fim de apurar possíveis atos ilícitos, cometidos pelo então Vereador Marcos Duarte, durante sua fala, na sessão realizada ontem, dia 3 de fevereiro de 2025, por entender que a Câmara Municipal é o “fórum” para discussões e debates voltados, exclusivamente, aos anseios da população.” Criticou o Tenente Israel, em publicação no Instagram.