Exames laboratoriais no pré-natal são essenciais para monitorar a saúde da mãe e do bebê, permitindo diagnósticos precoces e intervenções seguras.
Foto: Freepik

Uma gestação saudável começa com cuidados adequados desde os primeiros sinais da gravidez. Entre eles, os exames laboratoriais ocupam um papel essencial no pré-natal, pois permitem identificar uma avaliação detalhada da saúde da gestante. A partir desses resultados, o médico pode adotar medidas preventivas e definir condutas seguras ao longo da gestação. 

Hemograma completo, glicemia em jejum, exame de urina, tipagem sanguínea, sorologias e testes de função renal e hepática estão entre os mais solicitados nesse período. Realizados em diferentes fases, esses exames ajudam a monitorar a saúde materna e fetal, possibilitando intervenções oportunas sempre que necessário. 

“Esses exames são indispensáveis para o diagnóstico de doenças como diabetes gestacional, infecções urinárias, sífilis, toxoplasmose, hepatites e outras condições que, se não tratadas a tempo, podem representar riscos à gestação. A detecção precoce permite iniciar o tratamento com rapidez e segurança, reduzindo as chances de complicações”, explica a biomédica e gestora do Sabin Diagnóstico e Saúde no Tocantins, Nayara Borba. 

Outros exames frequentemente indicados incluem a curva glicêmica, TSH e T4 livre (função tireoidiana), TGO e TGP (função hepática), ureia, creatinina (função renal), lipidograma e o exame parasitológico de fezes.

Também podem ser recomendadas sorologias para sífilis (VDRL), HIV, rubéola, toxoplasmose e citomegalovírus, que podem impactar o desenvolvimento fetal. O HBsAg detecta a presença do vírus da hepatite B, enquanto a tipagem sanguínea e o fator Rh são importantes para prevenir incompatibilidades entre mãe e bebê. Para gestantes Rh negativas, o teste de Coombs indireto auxilia na identificação de anticorpos que possam interferir na gravidez. 

Para a profissional, exames laboratoriais bem indicados e acompanhamento especializado contribuem significativamente para uma gestação mais segura. “O pré-natal é uma etapa de cuidado integral. Com os exames corretos e o acompanhamento especializado, conseguimos garantir mais segurança e tranquilidade para a mãe e para o bebê”, reforça. 

Sabin no Tocantins 

No Tocantins desde 2012, o Sabin Diagnóstico e Saúde conta com 15 unidades de atendimento, nas cidades de Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Gurupi, Guaraí e Colinas do Tocantins. A empresa é referência em exames laboratoriais no estado, com serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental.

Além disso, o Sabin atua no mercado com a plataforma integradora de serviços de saúde Rita Saúde, uma solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.