Professores que participam da 2ª etapa da Formação Continuada para o Ensino do Sistema Braille vão expor nesta quinta-feira, 26, trabalhos produzidos durante a capacitação, com foco nos estudantes cegos ou com baixa visão. A mostra será realizada das 8h às 18h, no Turim Palace Hotel, em Palmas.
A produção faz parte da Formação Continuada, com o objetivo de ensinar os professores a desenvolverem a criação de materiais que incentivem o aprendizado da escrita nos estudantes com problemas de visão. Os professores vão colocar à mostra produções táteis feitas de materiais recicláveis, sucata e elementos naturais. A maioria das obras conta histórias em alto-relevo, que poderão ser compreendidas, também, através dos pontos.
A exposição é resultado do que os educadores aprenderam no curso, desenvolvido em módulos desde dezembro do ano passado. Para a coordenadora de Educação Inclusiva da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Maria Marlene dos Santos, a Formação Continuada é um meio de melhorar a qualidade do ensino. “O objetivo do sistema Braille é a alfabetização dos alunos que tem baixa visão ou são totalmente cegos. E a melhora do ensino só acontece com cursos como esse, que capacitam o professor. O material foi produzido com a finalidade de estimular a prática, não só as obras táteis, como vários jogos que, também, estarão na exposição”, explica.
Formação continuada
A 2ª etapa da Formação Continuada para o Ensino do Sistema Braille teve início na última segunda-feira, 23, e segue até esta sexta, 27. O encontro tem como objetivo ampliar as ferramentas pedagógicas que contribuem para a educação de alunos cegos, nas Salas de Recursos Multifuncionais. Nesta segunda fase da formação, os educadores aprendem a usar o código universal de leitura tátil no ensino da Matemática.