
Segundo a Page Personnel, uma consultoria especializada em recrutamento de São Paulo, 90% dos casos de demissão são devido à falta de inteligência emocional e má conduta no ambiente de trabalho. ?
Essa informação é comprovada por pesquisa realizada pela Universidade Virginia Commonwealth, dos Estados Unidos que aponta o fator como diferencial na carreira.
Um colégio em Palmas, atento a essa necessidade, oferece para cerca de 829 alunos a disciplina Laboratório Inteligência de Vida (LIV). As aulas acontecem desde a educação infantil até a terceira série do ensino médio e promove o desenvolvimento de habilidades em crianças e jovens a fim de conseguirem lidar com os problemas pessoais.
“É muito importante tratar esse tema nas escolas, devido a necessidade de formar o ser humano como um todo, não apenas o cognitivo, mas o emocional também”, explicou o professor da disciplina do LIV, do Colégio São Francisco, Renato Augusto Fontanelli.
Segundo Renato, cada vez mais jovens e adolescentes passam por grandes momentos de sofrimentos e angústias, principalmente por causa da expectativa e cobranças impostas. “O Laboratório Inteligência de Vida, tem a proposta de ajudar esses jovens a serem protagonistas de sua história. Com uma metodologia inovadora, desenvolve habilidades e ajudam o jovem a focar em seus sonhos e objetivo de vida”, ressaltou.
Para a aluna do 3º ano do ensino médio, Giovana Gomes de Carvalho Loureiro, as aulas do LIV auxiliaram muitos alunos que sofriam de ansiedade. “Discutimos sobre estresse, rotina, faculdade, família e aceitação. Temas que perpassam a todo o momento o cotidiano do jovem, e esta disciplina colaborou bastante com cada um de nós” e completa: “Acredito que a inteligência emocional deve ser trabalhada durante todo o desenvolvimento educacional da pessoa, para que futuramente nos tornemos profissionais equilibrados com os desafios da vida”, finalizou.