Francisco Elder perdeu cerca de 30 kilos nos últimos meses.
Foto: Arquivo Pessoal

A família do tocantinense Francisco Elder Pereira da Silva, de 55 anos, está mobilizando pessoas nas redes sociais em busca de ajuda para custear o tratamento médico dele. Há três anos ele vem sofrendo com uma doença silenciosa, mas só foi diagnosticado recentemente que sofre de cirrose hepática, causada por uma hepatite crônica provocada pelo vírus C.

Em Araguaína, Francisco Elder é popularmente conhecido como “Chico Elder”. Casado com Regifran de Oliveira, eles tiveram um casal de filhos que cresceu na cidade.

Em comunicado, Francisco relata que a doença surgiu silenciosa até que os sintomas ficaram mais evidentes e frequentes. Náuseas, vômitos, perda de peso, dor na região do abdômen, além de constipação, fadiga e fígado aumentado.

Francisco diz que vive o maior desafio de sua vida. A doença veio de forma agressiva e ele já perdeu cerca de 30 quilos. Conforme especialistas, a única saída é um transplante.

Enquanto isso, ele necessita de uma alimentação especial que custa em média R$ 400 e dura apenas 24 dias. “Essa suplementação é para tentar repor todos os nutrientes que eu perco cada vez que faço a paracentese – um procedimento que drena, retira líquido, o excesso de água do corpo – no meu caso, da barriga”. Explica Francisco.

Debilitado da doença, a esposa, que é educadora, teve que se afastar do trabalho e a família enfrenta dificuldades financeiras para custear o tratamento.

Para ter uma chance de vencer a doença, família relata a oportunidade de ir para Salvador (BA), onde existe um dos centros médicos mais renomados na área de transplantes de fígado. O processo para entrar na fila de transplante está em andamento.

“Precisamos viajar para Salvador. Já ganhamos duas passagens aéreas, uma pra mim e outra pra Regi, minha esposa. Mas ainda precisamos de um lugar pra morar por um período de seis meses, mais ou menos – sem falar nas demais despesas”. Relata Francisco.

Apesar das adversidades, ele está confiante. “Sou Cristão. Acredito que Deus tem um propósito em tudo. Creio na soberania Dele e sei também que a palavra oração é formada por dois verbos – orar e agir. Hoje a atitude que preciso é ter forças para passar por um transplante de fígado”.

Para colaborar com a causa, clique aqui. A meta é arrecadar R$ 50 mil. O doador pode contribuir por meio de cartão de crédito ou boleto bancário.