O festival está incluso no Projeto O Mundo Lúdico do Parque Cimba.
Foto: Marcos Sandes/Ascom Araguaína

“A vida adulta não é fácil. É muito bom a gente se juntar para lembrar um pouco de como era bom ser criança”. O sentimento descrito pela personal trainer Luany do Nascimento, 20 anos, tomou conta do gramado do Eco Parque Cimba, neste domingo, 24, quando crianças, adolescentes e adultos participaram do 1º Festival de Lazer de Araguaína. O evento, promovido pela Prefeitura, contou com campeonatos de queimada, pula-elástico e pula-corda.

O festival faz parte das comemorações dos 61 anos da cidade e está incluso no Projeto “O Mundo Lúdico do Parque Cimba”. Iniciado em setembro, o projeto já contou com o 1º Festival de Pipa e o 1º Festival de Pião, e continuará até junho de 2020. “A gente tem que aproveitar o parque, este espaço é para desligar-se do celular. Buscar um equilíbrio do corpo e da mente”, afirmou o secretário municipal da Educação, José da Guia.

Para avaliar as pontuações nas competições, a Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer contou com a parceria dos acadêmicos de Educação Física da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Mantendo-se jovem

Logo que ficou sabendo do festival, o professor Márcio Pereira, 32 anos, já convidou a amiga Luany, pois sabia da empolgação que tinha para montar uma equipe de queimada. “Eu brincava muito na escola e fazia muito tempo que não fazia isto. É muito gostoso esse lazer e a Luany conseguiu reunir a gente”, contou o professor.

A equipe Hakuna Matata, dos amigos Márcio e Luany, foi a campeã da modalidade depois de uma partida de meia hora contra a equipe Art Palco. “Espero que a gente continue brincando. Quem sabe até disputar campeonatos em outras cidades”, estimou a personal.

Intercâmbio de gerações

A universitária Maria Luiza da Silva, 21 anos, fez parte da equipe campeã de pula-elástico. Para ela, a brincadeira ajudou reviver os tempos de escola. “Era um sucesso no recreio, tinha elástico de todas as cores”, rememorou. Embora fosse a mais velha do trio, afirmou que nem foi preciso explicar a brincadeira para as irmãs Maria Vitória, 10 anos, e Maria Beatriz, 8 anos.

“Eu já tinha brincado, mas minha irmã não. A gente gostou bastante e vamos brincar em casa. É muito fácil, só colocar duas cadeiras para segurar o elástico e pular”, contou Maria Vitória.

Resultado

Queimada

1º - Equipe Hakuna Matata;
2º - Equipe Arte Palco;
3º - Equipe Chernobyl.

Pula-Elástico

1º - Maria Vitória Rodrigues, Maria Beatriz Rodrigues e Maria Luiza da Silva;
2º - Arthur Jardim, Samuel Pereira de Sousa e Isadora Jardim Azevedo.

Pula-Corda

1º lugar - João Paulo da Silva, Ana Jaqueline Pereira, Clara Maisa de Moura e Mariana Paula;
2º lugar - Maria Cecília Duarte, Kamila Lopes Botelho, Ana Clara Araújo e Isadora Jardim Azevedo;
3º lugar - Eduardo Braga de Souza, Kaio Vinícios Silva, Leonardo Ribeiro Assunção e Maria Eduarda Dias. 

Programação Araguaína 61 anos

Dia 29 (sexta-feira)
8h - 1° Desafio Brasileiro de Canoagem de Velocidade do Lago Azul (Via Lago).
 
Dia 30 (sábado)
8h - 1° Desafio Brasileiro de Canoagem de Velocidade do Lago Azul (Via Lago).
 
Dia 1º (domingo)
7h – Campeonato Interestadual de Damas (Ginásio do Bairro São João);
8h - 1° Desafio Brasileiro de Canoagem de Velocidade do Lago Azul (Via Lago).
 
Dia 2 (segunda-feira)
9h – Inauguração da Escola-Creche do Setor Pontes.
 
Dia 7 (sábado)
9h – Inaugurações da Praça e Residencial Parque Primavera Norte.
 
Dia 8 (domingo)
8h - Campeonato Municipal de Kart de Rua (Via Lago).