
As Prefeituras de Filadélfia e Itapiratins, no norte do Tocantins, anunciaram nesta quarta-feira (8) que conseguiram zerar os casos ativos do novo coronavírus. Os dois municípios coincidentemente tiveram o mesmo número de casos confirmados, 41. Atualmente, todas as pessoas que estavam em observação já tiveram alta médica.
Apesar do alívio, continuam em vigor as medidas de distanciamento social. O objetivo é evitar o ressurgimento da Covid-19 entre os moradores. Filadélfia é vizinha de Araguaína, a cidade mais afetada em todo o estado, com mais de 4,6 mil casos e Itapiratins fica a cerca de 200 km.
Entre os pacientes que foram contaminados em Filadélfia, houve 16 homens e 25 mulheres. As duas mortes registradas na cidade foram de mulheres. Uma delas tinha 69 anos e morreu no dia 18 de junho no Hospital Regional de Araguaína. Segundo o boletim epidemiológico da época, ela sofria de insuficiência cardíaca e renal.
A outra morte foi de uma idosa de 90 anos, registrada nesta quarta-feira (8) na Unidade de Pronto Atendimento de Araguaína. Ela tinha uma doença pulmonar obstrutiva crônica e era fumante, segundo informou a Secretaria de Estado da Saúde. Em Itapiratins não houve registro de mortos.
As autoridades de saúde alertam que o fato dos casos terem zerado não é motivo para relaxar as medidas de isolamento. Eles lembram que em Cariri do Tocantins, na região sul do estado, houve o surgimento dos novos casos após o anúncio de que eles estavam zerados.