Fernando Almeida/Araguaína Notícias
Durante fiscalização nos dias 17 e 18, o Procon encontrou irregularidades nos ônibus da Cooperlota em Araguaína. Dos 30 novos e 15 antigos, apenas 17 foram vistoriados pelo Órgão de Defesa do Consumidor.
Em nenhum dos ônibus fiscalizados havia o preço da passagem fixado no interior. Quatro não possuíam assentos preferenciais identificados. E cinco estavam sem elevadores para cadeirante. Em outros três o mecanismo estava instalado, mas com defeito. Três veículos estavam com a campainha estragada e dois com pneus desgastados.
Após a fiscalização, o Procon autuou a Cooperlota e deu o prazo de dez dias para sanar as irregularidades. Em nota, a Cooperativa informou que já foi notificada e vai tomar as providências.
Sobre a ausência de informação sobre o valor da tarifa, a Coopelota disse que o problema deve ser resolvido nesta segunda, 23. Em relação aos assentos preferenciais, informou que os adesivos de identificação foram fixados no fim de semana.
No que diz respeito a falta de elevadores, pneus desgastados e campainha com defeito, a Coopelota afirmou que não se trata dos ônibus novos, mas sim dos antigos alugados pela prefeitura. Sobre os elevadores com defeito, alegou que foi falha do motorista ao operar o equipamento.