Fernando Almeida 

Após vistoria técnica ocorrida na tarde desta terça-feira, 09, fiscais do Meio Ambiente interditaram o laticínio Lana, localizado no Setor Oeste, na BR 153, perímetro urbano de Araguaína. A indústria está exalando mau cheiro há cerca de quatro meses e tem incomodado a população circunvizinha.

Segundo a fiscalização, o embargo começa a valer a partir da 0h00 de hoje, 09.   Para que não haja prejuízo material, o laticínio vai funcionar num prazo de 24 horas, enquanto consome os materiais e produtos que já tem estocado.  Porém, está proibido o recebimento de novos produtos e ou matérias e a interdição vai até a data em que a indústria resolver o problema do odor exalado.

Fiscalização

Por mais de um hora, dois fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Superintendente do Meio Ambiente estiveram dentro do laticínio. Segundo a fiscalização, a empresa está usando produto para acabar com o mau cheiro, mas o sistema de tratamento está funcionando de forma ineficiente.  E por este motivo o local foi interdito até o problema seja resolvido.

Superitendente de Meio Ambiente Fabricio Rodrigues Braga. Foto:Fernando Almeida/AN

O Superitendente de Meio Ambiente Fabricio Rodrigues Braga explicou que além do mau cheiro, a Indústria também comete irregularidade ambiental.  “Eles têm toda a licença para lançamento do efluente que é tratado. Esse efluente que tá sendo lançado não está sendo tratado na sua plenitude. Então, de fato, houve um crime ambiental,” pontuou.

Nenhum representante da empresa falou com a imprensa. Ainda conforme a fiscalização,  a empresa vai assinar um Termo de Acordo, para assim tratar um cronograma de execução das atividades para a resolução do problema. Mas enquanto o odor estiver sendo exalado,  o Laticinio permanecerá fechado.

Histórico

O mau cheiro causado pelo laticínio incomoda a comunidade do  Bairro JK , Setor Oeste e  estudantes da faculdade ITPAC. Na última sexta-feira, 05, moradores das proximidades fizeram um protesto para cobrar providências das autoridades.  A empresa já havia sido multada, mas o problema persistia.

Laticínio ficará interditado até que adeque as irregularidades. Foto: Fernando Almeida/Araguaína Notícias.